Além da realização de cursos para a formação de árbitros e treinadores, a Universidade Estadual de Montes Claros estuda a possibilidade de novas parcerias com a Federação Mineira de Vôlei (FMV), como a oferta de cursos de extensão e de pós-graduação Lato sensu e a criação da seccional Norte de Minas da entidade no campus-sede. Essa foi a pauta do encontro entre a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida e o presidente da FMV, Carlos Augusto Rios, na tarde dessa segunda-feira (29), na Reitoria.

Na segunda quinzena de setembro, a partir da assinatura de um protocolo de intenções, a Unimontes iniciará junto à FMV o curso de arbitragem (30 horas). Já em janeiro, terá início o curso de treinador nível 1, com a previsão de pelo menos 50 horas/aula presenciais. Pelos próximos dois anos, com intervalos de 12 meses, serão ofertados também através da parceria os cursos para técnicos nos níveis 2 e 3. O número de vagas será definido em comum acordo com as instituições.

“UNIVERSIDADE DO VÔLEI”

Carlos Rios também é integrante da Comissão de Campeonatos da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e, na oportunidade, sugeriu que a Unimontes inicie entendimentos junto aos Ministérios da Educação e do Esporte, a partir da articulação da própria CBV, para a elaboração de um projeto de criação do curso superior em gestão esportiva com ênfase no voleibol.

“A cada dia, o esporte de alto rendimento exige profissionais mais capacitados e preparados”, observou o presidente da FMV, ao frisar que até mesmo ex-atletas profissionais e que, atualmente, trabalham como técnicos e dirigentes, têm interesse na formação superior. Como informação, explicou que, do atual quadro de árbitros da Federação Mineira, 79% são de profissionais graduados em educação física. “A criação de uma universidade para o vôlei é viável sob todos os aspectos”, acrescentou.

A vice-reitora Maria Ivete de Almeida salientou a possibilidade de parceria entre a Unimontes e a Federação Mineira de Vôlei “como um importante passo no processo de profissionalização do esporte” e informou que os professores do departamento de Educação Física e do Desporto atuarão diretamente na elaboração de projetos a partir das demandas apresentadas.

Sobre a interiorização da FMV, com a criação de núcleos em cidades polos, Montes Claros receberia a quarta sede da entidade fora de Belo Horizonte. A proposta é que a seccional do Norte de Minas venha funcionar no Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício (CEU), com autonomia para a realização de competições regionais, cursos de aperfeiçoamento e capacitações.

A pró-reitora de Extensão, Marina Ribeiro Queiroz, e o diretor do CEU, Janilson de Assis Miranda, também participaram do encontro.