“Impossível imaginar o Norte de Minas sem a Universidade Estadual de Montes Claros, pois esta instituição é referência nacional com caráter multicampi, sendo de extrema importância para as regiões onde está inserida”. A declaração foi feita pela professora Carla Maria Junho Anastasia, organizadora do livro “Unimontes – 50 anos: História e Memória”, durante o lançamento da obra, no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do campus-sede), nessa quinta-feira (06/12) à noite. O livro foi publicado pela Editora Unimontes.

O evento integrou as comemorações do cinquentenário do ensino superior público no Norte de Minas – comemorado em 2012. A solenidade oficial foi presidida pelo reitor João dos Reis Canela, juntamente com a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida. A publicação conta com texto de apresentação de autoria do governador Antonio Anastasia, que ressalta o seu vínculo com a universidade e a importância da instituição.

livro autógrafos

Carla Anastasia, durante sessão de autógrafos. Ao fundo, o ex-reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida

A professora Carla Anastasia, que também atua como docente no departamento de História da Unimontes, salientou que o livro reúne acontecimentos importantes dos 50 anos do ensino superior no Norte de Minas, destacando o processo de estadualização da antiga Fundação Norte-Mineira de Ensino Superior (FUNM).

Ela recordou o envolvimento e mobilização da sociedade para a estadualização da Universidade, viabilizada pela Constituição de 1989. Destacou que a publicação também apresenta uma análise da carta-consulta para o reconhecimento federal da universidade, conquistado através de portaria do Ministério da Educação, em julho de 1994.

“UM MARCO”

“Como fonte, utilizei materiais tão bem escritos do livro lançado por ocasião das comemorações dos 40 anos da Unimontes, de responsabilidade dos professores Regina Célia Lima Caleiro e Laurindo Mékie Pereira. Fiz consultas em acervos da Assembleia Legislativa e nos próprios documentos da Universidade”, disse escritora. “Acho que esse livro é um marco porque trata de questões bem diferentes que já foram escritas. Abandonei a análise de personagens e atores e preocupei-me em mostrar a concepção da Unimontes e o seu significado para a região”, acrescentou a professora Carla Anastasia.

Na oportunidade, o reitor João Canela enfatizou que a Unimontes se consolida como um instrumento de transformação da qualidade de vida nas áreas onde atua, com foco no ser humano. “Estamos agradecidos e orgulhosos de pertencer a esta instituição que tão bem cumpre seu papel modificador de realidades por meio do conhecimento. Hoje, reafirmamos o nosso compromisso com o desenvolvimento, sem esquecer do planejamento adequado e da reorganização de projetos e ações”, enalteceu o reitor.

livro reitor vice-reitora

Reitor João dos Reis Canela e a vice-reitora, Maria Ivete Soares, durante homenagem à professora Carla Anastasia

Ele destacou o apoio efetivo do Governo do Estado à instituição ao longo dos 50 anos. “O Governo de Minas nos dá a sustentação e a credibilidade necessárias para continuarmos levando o ensino de qualidade, projetos de extensão, pesquisa e conhecimento diversificado não só para o Norte de Minas, mas também para o mundo, já que a Universidade vive um momento concreto de internacionalização”, pontuou o reitor.

Por sua vez, o ex-reitor Paulo César Gonçalves de Almeida (2002/20120) fez menção aos antecessores que contribuíram com o processo de estadualização e o fortalecimento da Unimontes. “Sinto-me feliz e privilegiado de participar desse momento histórico da Unimontes. Este livro, organizado pela competente professora Carla Anastasia, deve ser o ponto de partida para construir os próximos 50 anos longe de uma postura limitada de debates e sim numa postura dinâmica de continuar provocando e transformando a vida das pessoas”, assinalou o ex-reitor.

PRESENÇAS

livro mesa

Autoridades e integrantes da gestão superior da Unimontes estiveram presentes no evento

O evento contou com as presenças autoridades e de integrantes da gestão superior e dos conselhos Universitário e Curador da Universidade, juntamente com professores, acadêmicos, servidores técnico-administrativos e convidados.

Um dos participantes foi o ex-deputado Milton Cruz, autor da emenda à Constituição Estadual de 1989, que garantiu a estadualização da antiga FUNM. Ainda estiveram presentes o Superintendente Regional de Ensino, Robson Soares de Figueiredo, a presidente da Academia Montesclarense de Letras, Yvonne Silveira; e o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vlader Teixeira.