Nesta sexta-feira, 05/05, celebra-se o dia nacional sobre o uso racional de medicamentos, importante data para a conscientização da aplicação, necessidade, reação e manejo de fármacos, principalmente no ambiente hospitalar.

No ano de 1985, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou a emergência de se discutir e estabelecer estratégias para o uso racional de medicamentos (URM), enfatizando a importância da administração adequada de fármacos, considerando as necessidades clínicas e individuais de cada paciente.

Segundo a OMS, entende-se que há uso racional quando pacientes recebem medicamentos para suas condições clínicas em doses adequadas às necessidades do tratamento realizado, por um período adequado e ao menor custo para si e para a sociedade.

Dentro desta perspectiva, o serviço de farmácia do Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) identifica e propõe estratégias e mecanismos de articulação, monitoramento e avaliação, direcionados à promoção do uso coerente de drogas alopáticas, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), de garantia à qualidade da assistência farmacêutica aos pacientes.

Equipe da Farmácia do Hospital Universitário da Unimontes.
Foto: João Paulo Antonini

Cléia Prado, farmacêutica clínica do hospital, explica que “o pilar central para a garantia do uso racional de medicamentos em uma instituição hospitalar é garantir o acesso a medicamentos de qualidade, seguros e eficazes. No HU, há a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), uma instância colegiada, multiprofissional, de natureza consultiva, deliberativa e educativa, que é responsável pela condução do processo de seleção, utilização, acompanhamento e avaliação do uso dos medicamentos”.

O uso racional de medicamentos, no âmbito do Hospital Universitário da Unimontes, principalmente através das atribuições do profissional farmacêutico, visa otimizar a farmacoterapia, com o propósito de alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade do atendimento ao paciente, atendendo-o da melhor forma disponível e com compromisso rigoroso ao tratamento dos fármacos prescritos pelo médico responsável por cada quadro.

A Técnica de Farmácia Cleide Aparecida, mostrando o Refrigerador Científico do Hospital da Unimontes.
Foto: João Paulo Antonini

“A incorreta administração de medicamentos acarreta a piora do quadro clínico do paciente, aumentando o seu tempo de permanência no hospital e provocar impactos irreversíveis. No HU, implementamos protocolos internos e realizamos treinamentos com a nossa equipe, para evitar problemas na prescrição, separação e dispensação dos remédios”, explicou o Gerente da Farmácia do HU Unimontes, Daymon Leduhan Rodrigues Torres.

Farmácia do Hospital da Unimontes

O serviço de farmácia do Hospital Universitário possui um moderno e eficiente gerenciamento de dispensação, controle de estoque, armazenamento, controle de antimicrobianos, serviço de farmácia clínica, análise de prescrição médica, indicadores clínicos e gerenciais e ações de farmacoeconomia, garantindo a utilização de medicamentos de ponta com o melhor custo benefício.

A estagiária Eliene Gonçalves, mostrando parte do estoque de medicamentos do HU – Unimontes.
Foto: João Paulo Antonini

O setor obedece protocolos de mitigação de erros, como a adoção de prescrições eletrônicas, garantindo a total legibilidade da indicação médica e da análise do documento. Também são adotadas práticas de diferenciação de grafias dos medicamentos com usos semelhantes, uso de leitores de código de barras e técnicas de controle de riscos.

“Estamos no caminho certo para atender a determinação da OMS em termos de discutir e estabelecer as estratégias para a consolidação do uso racional de medicamentos, na garantia da assistência de qualidade aos nossos pacientes e do princípio da eficiência”, completou a farmacêutica Cléia Prado.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025