Nesta sexta-feira, 05/05, celebra-se o dia nacional sobre o uso racional de medicamentos, importante data para a conscientização da aplicação, necessidade, reação e manejo de fármacos, principalmente no ambiente hospitalar.

No ano de 1985, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou a emergência de se discutir e estabelecer estratégias para o uso racional de medicamentos (URM), enfatizando a importância da administração adequada de fármacos, considerando as necessidades clínicas e individuais de cada paciente.

Segundo a OMS, entende-se que há uso racional quando pacientes recebem medicamentos para suas condições clínicas em doses adequadas às necessidades do tratamento realizado, por um período adequado e ao menor custo para si e para a sociedade.

Dentro desta perspectiva, o serviço de farmácia do Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) identifica e propõe estratégias e mecanismos de articulação, monitoramento e avaliação, direcionados à promoção do uso coerente de drogas alopáticas, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), de garantia à qualidade da assistência farmacêutica aos pacientes.

Equipe da Farmácia do Hospital Universitário da Unimontes.
Foto: João Paulo Antonini

Cléia Prado, farmacêutica clínica do hospital, explica que “o pilar central para a garantia do uso racional de medicamentos em uma instituição hospitalar é garantir o acesso a medicamentos de qualidade, seguros e eficazes. No HU, há a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), uma instância colegiada, multiprofissional, de natureza consultiva, deliberativa e educativa, que é responsável pela condução do processo de seleção, utilização, acompanhamento e avaliação do uso dos medicamentos”.

O uso racional de medicamentos, no âmbito do Hospital Universitário da Unimontes, principalmente através das atribuições do profissional farmacêutico, visa otimizar a farmacoterapia, com o propósito de alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade do atendimento ao paciente, atendendo-o da melhor forma disponível e com compromisso rigoroso ao tratamento dos fármacos prescritos pelo médico responsável por cada quadro.

A Técnica de Farmácia Cleide Aparecida, mostrando o Refrigerador Científico do Hospital da Unimontes.
Foto: João Paulo Antonini

“A incorreta administração de medicamentos acarreta a piora do quadro clínico do paciente, aumentando o seu tempo de permanência no hospital e provocar impactos irreversíveis. No HU, implementamos protocolos internos e realizamos treinamentos com a nossa equipe, para evitar problemas na prescrição, separação e dispensação dos remédios”, explicou o Gerente da Farmácia do HU Unimontes, Daymon Leduhan Rodrigues Torres.

Farmácia do Hospital da Unimontes

O serviço de farmácia do Hospital Universitário possui um moderno e eficiente gerenciamento de dispensação, controle de estoque, armazenamento, controle de antimicrobianos, serviço de farmácia clínica, análise de prescrição médica, indicadores clínicos e gerenciais e ações de farmacoeconomia, garantindo a utilização de medicamentos de ponta com o melhor custo benefício.

A estagiária Eliene Gonçalves, mostrando parte do estoque de medicamentos do HU – Unimontes.
Foto: João Paulo Antonini

O setor obedece protocolos de mitigação de erros, como a adoção de prescrições eletrônicas, garantindo a total legibilidade da indicação médica e da análise do documento. Também são adotadas práticas de diferenciação de grafias dos medicamentos com usos semelhantes, uso de leitores de código de barras e técnicas de controle de riscos.

“Estamos no caminho certo para atender a determinação da OMS em termos de discutir e estabelecer as estratégias para a consolidação do uso racional de medicamentos, na garantia da assistência de qualidade aos nossos pacientes e do princípio da eficiência”, completou a farmacêutica Cléia Prado.

Relacionadas

Montes Claros: berço do SUS – História do nascimento do maior sistema de saúde pública do mundo é discutida na Unimontes
Unimontes oferece 160 bolsas de iniciação científica com recursos da Fapemig
Unimontes participa do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência
Hospital da Unimontes comemora bons resultados do DRG – modelo de classificação de pacientes
Unimontes promove fórum sobre políticas públicas de esporte e lazer
Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal