Gerente de Inovação da Fapemig durante encontro com pesquisadores da Unimontes (Foto: Pró-Reitoria de Pesquisa)

A Universidade Estadual de Montes Claros iniciou um trabalho de divulgação das novas tecnologias desenvolvidas nos projetos de pesquisa da instituição, com o objetivo de incentivar novos empreendimentos. Dentro dessa estratégia, foram promovidos dois workshops para a divulgação de novos editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig): Chamada “Tríplice Hélice: interação Governo/ICT/Empresa” e o “Programa Centelha/MG”.

Na segunda-feira (14/10), os editais da Fapemig foram divulgados em encontro realizado no campus em Janaúba. Além de professores, pesquisadores e alunos da Unimontes, a reunião contou com a participação de empresários e representantes de outros órgãos como a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig) e a Empresa de Extensão Rural e Assistência Técnica de Minas Gerais (Emater/MG).

Na manhã de terça-feira (16/10), as chamadas da Fapemig foram divulgadas em workshop organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, no auditório do prédio 6, no campus-sede. O encontro contou com a participação de professores, pesquisadores, acadêmicos e representantes de outras instituições e de empresas.

“A meta é estimular a criação de empresas a partir da aplicação das patentes e do uso dos produtos desenvolvidos na Universidade”, afirma professora Sara Antunes de Souza, coordenadora de Inovação Tecnológica da Unimontes. “A nossa proposta é contribuir com o desenvolvimento da região. Desta forma, divulgamos os editais da Fapemig para incentivar a participação de pesquisadores, alunos e de outras pessoas nas referidas chamadas”, acrescenta.

Os eventos realizados em Janaúba e no campus-sede contaram com a presença do gerente de Inovação da Fapemig, Rafael Pessoa. “O nosso objetivo é gerar novos negócios e novos produtos a partir das tecnologias desenvolvidas pelas universidades. Para isso, pretendemos promover a interação entre universidades e empresas”, afirmou.

Coordenadora de Inovação Tecnológica da Unimontes, professora Sara Antunes, e o coordenador de Inovação da Fapemig, Rafael Pessoa (Foto: Ascom Unimontes)

Ele informou que levantamento realizado pela Fapemig aponta a existência de 2,3 mil tecnologias desenvolvidas por universidades mineiras. No entanto, o percentual de transferências dos resultados dos experimentos para as empresas ainda é muito baixo. “Queremos tirar as patentes das prateleiras das instituições e fazer a transferência para as empresas”, disse.

O gerente de Inovação da Fapemig enalteceu a atuação da Universidade Estadual de Montes Claros. “A Unimontes tem grande relevância na produção de conhecimento. Queremos que isto saia pelos muros e seja transferido para as empresas, gerando valor para a comunidade”, comenta.

OS NOVOS EDITAIS DA FAPEMIG

O edital “Tríplice Hélice: interação Governo/ICT/Empresa”, aberto pela Fapemig, visa transformar tecnologias desenvolvidas por equipes de pesquisadores em novos produtos, serviços e processos para o mercado. A chamada diferencia-se por focar em tecnologias que já tenham a requisição de proteção intelectual perante os órgãos competentes, no Brasil e/ou exterior. As propostas devem ser enviadas até 4 de novembro, por meio do site: www.fapemig.br.

Já o Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias de base tecnológica. “A proposta é que pessoas físicas possam apresentar ideias de soluções de problemas da sociedade, do mercado e das empresas”, assegura Rafael Pessoa. As melhores ideias serão selecionadas no recebimento de recursos para que sejam colocadas em prática. O programa foi lançado pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) para 21 estados. As inscrições devem ser feitas pela internet, no endereço: www.centelha.gov.br.

Relacionadas

Projeto “Recicla A Unimontes” completa um ano promovendo sustentabilidade no campus
Museu Regional do Norte de Minas celebra 100 mil visitantes e 10 anos de história
Unimontes lança edital de novo vestibular para candidatos 60+
Com obras abstratas e figurativas, exposição “Cores Vivas” segue aberta até 06 de junho no Museu da Unimontes
Prefeito de Montes Claros anuncia repasse de recursos para as obras do Teatro da Unimontes
Museu da Unimontes apresenta a exposição “Bernardo Magalhães – Fotografias”