Gerente de Inovação da Fapemig durante encontro com pesquisadores da Unimontes (Foto: Pró-Reitoria de Pesquisa)

A Universidade Estadual de Montes Claros iniciou um trabalho de divulgação das novas tecnologias desenvolvidas nos projetos de pesquisa da instituição, com o objetivo de incentivar novos empreendimentos. Dentro dessa estratégia, foram promovidos dois workshops para a divulgação de novos editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig): Chamada “Tríplice Hélice: interação Governo/ICT/Empresa” e o “Programa Centelha/MG”.

Na segunda-feira (14/10), os editais da Fapemig foram divulgados em encontro realizado no campus em Janaúba. Além de professores, pesquisadores e alunos da Unimontes, a reunião contou com a participação de empresários e representantes de outros órgãos como a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig) e a Empresa de Extensão Rural e Assistência Técnica de Minas Gerais (Emater/MG).

Na manhã de terça-feira (16/10), as chamadas da Fapemig foram divulgadas em workshop organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, no auditório do prédio 6, no campus-sede. O encontro contou com a participação de professores, pesquisadores, acadêmicos e representantes de outras instituições e de empresas.

“A meta é estimular a criação de empresas a partir da aplicação das patentes e do uso dos produtos desenvolvidos na Universidade”, afirma professora Sara Antunes de Souza, coordenadora de Inovação Tecnológica da Unimontes. “A nossa proposta é contribuir com o desenvolvimento da região. Desta forma, divulgamos os editais da Fapemig para incentivar a participação de pesquisadores, alunos e de outras pessoas nas referidas chamadas”, acrescenta.

Os eventos realizados em Janaúba e no campus-sede contaram com a presença do gerente de Inovação da Fapemig, Rafael Pessoa. “O nosso objetivo é gerar novos negócios e novos produtos a partir das tecnologias desenvolvidas pelas universidades. Para isso, pretendemos promover a interação entre universidades e empresas”, afirmou.

Coordenadora de Inovação Tecnológica da Unimontes, professora Sara Antunes, e o coordenador de Inovação da Fapemig, Rafael Pessoa (Foto: Ascom Unimontes)

Ele informou que levantamento realizado pela Fapemig aponta a existência de 2,3 mil tecnologias desenvolvidas por universidades mineiras. No entanto, o percentual de transferências dos resultados dos experimentos para as empresas ainda é muito baixo. “Queremos tirar as patentes das prateleiras das instituições e fazer a transferência para as empresas”, disse.

O gerente de Inovação da Fapemig enalteceu a atuação da Universidade Estadual de Montes Claros. “A Unimontes tem grande relevância na produção de conhecimento. Queremos que isto saia pelos muros e seja transferido para as empresas, gerando valor para a comunidade”, comenta.

OS NOVOS EDITAIS DA FAPEMIG

O edital “Tríplice Hélice: interação Governo/ICT/Empresa”, aberto pela Fapemig, visa transformar tecnologias desenvolvidas por equipes de pesquisadores em novos produtos, serviços e processos para o mercado. A chamada diferencia-se por focar em tecnologias que já tenham a requisição de proteção intelectual perante os órgãos competentes, no Brasil e/ou exterior. As propostas devem ser enviadas até 4 de novembro, por meio do site: www.fapemig.br.

Já o Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias de base tecnológica. “A proposta é que pessoas físicas possam apresentar ideias de soluções de problemas da sociedade, do mercado e das empresas”, assegura Rafael Pessoa. As melhores ideias serão selecionadas no recebimento de recursos para que sejam colocadas em prática. O programa foi lançado pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) para 21 estados. As inscrições devem ser feitas pela internet, no endereço: www.centelha.gov.br.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025