Na tarde desta terça-feira (11), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) realizou uma reunião do seu Conselho Curador, na qual foi aprovada alteração no seu Manual de forma a permitir que coordenadores de projetos de pesquisa e inovação possam receber bolsas. A proposta, apresentada pelo conselheiro da Fapemig e reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago, representa um avanço significativo para o fomento à pesquisa no estado.
As novas bolsas contemplarão diversas categorias, incluindo:
- Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ);
- Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT);
- Bolsa de Incentivo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico (BIPDT);
- Bolsas para coordenação de projetos de inovação, conforme o Art. 9º da Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004).
Vale destacar que a bolsa não configura vínculo empregatício e não requer a contraprestação de serviços, devendo sempre seguir as modalidades estabelecidas pela Fapemig e os critérios definidos em cada chamada pública ou regulamento específico.
“Com essa nova medida, a FAPEMIG reafirma seu compromisso com o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação, reconhecendo a importância dos profissionais que atuam no desenvolvimento de pesquisas em Minas Gerais. A expectativa é que essas bolsas impulsionem ainda mais a produção científica e o avanço tecnológico no estado”, avalia o reitor.