Faleceu nesta quarta-feira (11/2), o economista José Geraldo Mendonça Júnior, de 56 anos, servidor técnico-administrativo da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que também teve atuação na área cultural como poeta – era conhecido como “Penninha”. Nos últimos anos, ele esteve lotado no Hospital Universitário Clemente de Faria, onde desenvolveu uma importante ação no Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). O corpo será velado no Serviço Funerário da Santa Casa de Montes Claros a partir das 14 horas e o sepultamento está marcado para as 17 horas, no Cemitério Jardim da Esperança.

José Geraldo Mendonça Júnior graduou-se em 1984 no curso de Economia da Faculdade de Administração e Finanças do Norte de Minas (Fadec) – unidade da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes. Ele ingressou como professor no curso de Economia em 1988 e trabalhou na carreira docente até 1991. Em maio de 1989, começou a trabalhar como agente administrativo e em janeiro de 1995, após ser aprovado em concurso público, assumiu o cargo de analista da administração/superior. Também fez parte do Conselho Curador da Unimontes.

Há seis anos, ele passou a prestar serviços no GTH do Hospital Universitário, onde desempenhou diversas atividades voltadas para a humanização e melhoria da assistência naquela unidade de saúde. Conforme relata o coordenador do GTH, Amaro Sérgio Marques, valendo do seu envolvimento com a arte e a poesia, Mendonça Júnior levou diversos grupos, poetas e músicos a se apresentarem em eventos realizados dentro do Hospital Universitário, proporcionando a humanização e a melhoria do ambiente para os pacientes internados e seus acompanhantes.

Penninha também foi colaborador da Rádio Unimontes 101,1 FM. Ele é autor do livro de poemas “A Parte do Todo”, lançado em outubro de 2012. A obra, que reúne poemas que falam do amor usando a linguagem poética, foi lançada durante o Salão Nacional de Poesias Psiu Poético, do qual ele era um dos colaboradores.