A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor) completou, nessa segunda-feira (12/3), 22 anos de existência. Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, atua como instrumento de desenvolvimento de atividades técnico-científicas e apoia a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e outras instituições de Ensino Superior na execução de atividades científicas e tecnológicas, no aprimoramento do ensino, pesquisa e extensão, realização de processos seletivos e também na celebração de contratos e convênios.

Em 2018, a Fadenor passa a ser regida sob novo estatuto, que a distingue da Unimontes. Com a eleição e posse do novo Conselho Curador, órgão máximo de deliberação e controle das políticas e ações da Fundação, formaliza-se uma separação administrativa entre a Universidade e a Fadenor. No novo estatuto, a participação institucional da Unimontes é assegurada no Conselho Curador da Fundação por uma maioria de cinco integrantes entre professores e servidores, indicados pelo reitor, para compor a curadoria de nove integrantes, sendo quatro vinculados a entidades externas à Universidade.

O mandato é de quatro anos, sem direito a remuneração pela função, permitida apenas uma recondução por igual período.

O Conselho Curador, desde 5 de fevereiro, passou a ser presidido pelo professor Antônio Dimas Cardoso, um dos representantes da Unimontes, que conta também com as presenças dos pró-reitores Roney Versiani Sindeaux (Planejamento, Gestão e Finanças); Virgílio Mesquita Gomes (Pesquisa); Hercílio Martelli Júnior (Pós-Graduação); e o superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria, José Otávio Braga Lima.

Na diretoria executiva da Fadenor foram mantidos os gestores Abílio Carnielli Filho (diretor administrativo-financeiro e de relações institucionais) e Osmando Braga Santos (diretor técnico). Também foi eleito e empossado novo Conselho Fiscal.

“FORTALECIMENTO”

“Com o novo estatuto, temos uma maior clareza das atribuições da Fadenor, de direito privado, em relação à instituição pública, que é a Unimontes, em termos de novas formas de vínculos institucionais eoperacionais, mas sem junção administrativa”, explica o novo presidente do Conselho Curador. Segundo ele, “o novo estatuto, quando se completa 22 anos da instituição, fortalece a autonomia gerencial da Fadenor e, concomitantemente, cria melhores condições para o estabelecimento de novas parcerias, sobretudo o fortalecimento de sua relação com a própria Unimontes”.

Antônio Dimas acrescenta que, “para este fortalecimento, é preciso distinguir o que é Fadenor e sua relação com a Universidade. Com o novo estatuto, a Fundação cria melhores condições para buscar novas frentes de trabalho, inclusive em outras regiões. Cria meios formais para promoção e realização de cursos, ações, projetos, contratos e convênios, apoiando a Unimontes e outras instituições”.

NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Presidente do Conselho Curador