Ex-reitores Paulo César de Almeida (acima) e José Geraldo de Freitas Drumond foram homenageados como ex-presidentes do Conselho Curador (Ascom)

A Fundação de Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor) celebra neste mês 15 anos de atuação no auxílio às atividades da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O aniversário da Fadenor, instituída em 12 de março de 1996, foi comemorado em solenidade oficial nesta segunda-feira (21), com homenagens a seus ex-dirigentes e posses dos novos integrantes dos conselhos Curador e Fiscal.

Realizada no auditório do Centro de Pós-Graduação, no campus-sede, a solenidade foi presidida pelo reitor da Unimontes e presidente do Conselho Curador da Fadenor, João dos Reis Canela. Ex-reitores da Unimontes e ex-presidentes do Conselho Curador da Fadenor, os professores José Geraldo de Freitas Drumond e Paulo César Gonçalves de Almeida receberam o diploma de “benemérito” da fundação. A homenagem também foi prestada ao ex-superintendente administrativo da Fundação, José Otávio Braga Lima.

O atual superintendente administrativo, Wilson Atair Ramos, lembrou da iniciativa dos 52 instituidores da fundação em 1996, citando nominalmente todos eles. “Foram pessoas que tiveram a ousadia de criar uma instituição para contribuir com o desenvolvimento da Unimontes”, afirmou Wilson Atair. Ele também agradeceu o apoio de todos os colaboradores, “responsáveis por fazer a Unimontes e a Fadenor crescerem a cada dia”.

O reitor João Canela destacou a importância da parceria para o incremento das atividades do ensino, da extensão, da pesquisa e da prestação de serviços da Unimontes. Enalteceu o trabalho dos ex-reitores José Geraldo de Freitas Drumond e Paulo César de Almeida, “que foram os construtores desse momento que vivemos na Fadenor, que está sendo muito bem administrada, através da competência do professor Wilson Atair Ramos”, enfatizou João Canela.

Ao agradecer a homenagem, Paulo César de Almeida também lembrou o trabalho dos pioneiros da fundação, citando a “inestimável participação” dos professores Antonio Jorge (in memorian) e Alfredo Dolabella Portela Filho. Ele ressaltou que durante os oito anos em que esteve à frente da Unimontes como reitor, a universidade contou com a importante colaboração da Fadenor, o que permitiu o seu crescimento em diversas áreas.

Por sua vez, José Geraldo de Freitas Drumond fez um resgate do processo de criação da fundação, lembrando dificuldades que tiveram que superadas.

NOVOS CONSELHEIROS

Foram empossados os novos integrantes do Conselho Curador da Fadenor: Ronan Freitas Pereira, Gilberto Eleutério, José Laércio Rodrigues Ribeiro, Joaquim Eleutério do Couto, Carlos Alberto Campos Falcão, Joelina da Conceição Alves de Almeida e Sebastião José Vieira Filho. Os novos componentes do Conselho Fiscal da Fadenor são: Leonardo Linhares Drumond, Reginaldo Aparecido Dias e Jaqueline Aparecida de Andrade. Também foi indicado como suplente do Conselho Fiscal o professor João Sandor de Castro.