Cenas cotidianas do Norte de Minas são reproduzidas em telas na exposição “Expressões da Cultura Regional”, de autoria da professora e artista plástica Gilsa Alcântara. Os 15 trabalhos estão abertos para visitação no Museu Regional do Norte de Minas, da Universidade Estadual de Montes Claros. A entrada é gratuita e a mostra ficará à disposição do público até oito de setembro. A Academia Feminina de Letras de Montes Claros é parceira na organização do evento.

A autora é docente do curso de Artes da Unimontes e revela que a exposição foi idealizada a partir de uma pesquisa acadêmica, com inspiração na vida dos gorutubanos – gentílico para os habitantes do Vale do Gorutuba, rio que atravessa Janaúba, cidade do Norte de Minas.

“Este é um trabalho contínuo de pesquisa sobre a cultura gorutubana, com revelações sobre os valores, costumes e as tradições do povo sertanejo”, revela Gilsa. As telas reproduzem cenas como a tradição do casamento, casas e pessoas na zona rural, carro de boi, engenhos, dentre outros.

A exposição está montada na Sala 2, no segundo piso do Casarão que sedia o Museu Regional. Embora o espaço funcione somente entre 8 e 18 horas, de terça a sexta-feira, a Unimontes está com a agenda aberta para visitações à noite, a partir da demanda de professores e pesquisadores, em especial, no trabalho com turmas de cursos de graduação.

O agendamento pode ser feito pelo e-mail museu.regionalnm@gmail.com, por ofício ou pelo telefone (38) 3229-8590. O MRNM funciona também aos sábados, de 8 às 12 horas, e aos domingos, de 9 às 13 horas. O endereço é Rua Coronel Celestino, 75, Centro Histórico de Montes Claros.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia