A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), apresenta duas novas mostras neste mês: Exposição Sertões, do artista Riciere Teixeira, Exposição Didática, do Curso Técnico em Design de Interiores, vinculado ao Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez. A primeira poderá ser visitada a partir do dia 09 e a segunda começa no dia 08. Ambas seguem até 28 de setembro, sempre das 08h às 17h30min, na sede do MRNM, que fica na rua Coronel Celestino, 75, Corredor Cultural Padre Dudu, centro histórico da cidade. Ainda na programação de setembro no Museu a exibição do filme “IrokoPeki”, seguida de bate-papo e música com o Grupo Trilho, Regionais e Taís, no dia 06, às 19h.

Sertões

A exposição Sertões oferece ao público um olhar sobre as culturas sertanejas que compõem o patrimônio cultural brasileiro, a partir da compreensão de um sertão vivo e criativo que, apesar das limitações materiais, trabalha, produz, luta e festeja. Capaz de superar dificuldades para revigorar-se em novos modos de vida, para além das concepções de isolamento e infertilidade com as quais tem sido confundido.

Além disso, a mostra promove a apreciação de uma visão divergente daquela que compreende o sertão como espaço do “não lugar”, difundida no decorrer da História, diversa da real vida pulsante nas culturas sertanejas do coração do Brasil. É caracterizada pela abordagem das culturas sertanejas, com obras que exploram a memória, a identidade e a vivência dos sertões do Brasil, que propõem nova perspectiva acerca desse cenário, muitas vezes associado ao isolamento e à escassez, mas rico, vivo e pulsante na realidade.

O artista Riciere Teixeira nasceu em Seabra (BA) e atualmente reside em Brasília. Historiador e artista visual autodidata, seu trabalho trata essencialmente de brasilidades. As cores e motes que o inspiram advêm do universo cultural do “Brasil profundo”, a partir do qual ele constrói obras que remetem a espaços da memória coletiva, à vida cotidiana e à integração do ser humano à natureza. As pinturas de Riciere fogem de rotulações e expressam a liberdade do fazer artístico. Embora algumas obras apresentem um certo realismo, muitas dialogam com a pop art e a arte naif, dentre outros conceitos de arte contemporânea. O artista hoje percorre o Brasil com a exposição Sertões.

Didática 

A Exposição Didática apresenta trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do Curso Técnico em Design de Interiores, quando reúne experimentações, pesquisas e processos criativos.

Relacionadas

Acadêmicos de Odontologia da Unimontes realizam ações lúdicas de educação bucal na pediatria do HUCF
Acadêmicos de Psicologia da Unimontes participam de roda de conversa sobre direitos humanos
Hospital da Unimontes adere ao Setembro Verde
Nestlê Health Science realiza curso de imunonutrição no Hospital da Unimontes
Projeto “Brincando com as Letras” leva literatura e humanização para o HU-Unimontes
Editora Unimontes entrega 326 exemplares da obra-prima de Hermes de Paula a escolas municipais e estaduais