A mostra fica até o dia 3 de setembro

O homem do sertão, os aspectos étnicos do povo Xakriabá, pássaros raros, a fauna, a vegetação e a exuberante paisagem do cerrado e da mata seca são as atrações da Exposição Fotográfica “Sertanejar”, do fotografo Manoel Freitas, aberta nesta segunda-feira (16/07). A exposição pode ser vistas até o dia 03 de setembro, no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), no Centro Histórico de Montes Claros. A entrada é gratuita. 

Instalado no prédio da antiga Fafil (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras), o museu é administrado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Durante a exposição fotográfica, também serão proferidas palestras pelo fotografo para alunos de escolas públicas do ensino fundamental e médio. Para a atividade, a direção da escola deve realizar agendamento prévio no próprio museu pelo telefone (38) 3229 8590. 

Além de palestras, também será exibido vídeo com o registro de cerca de 1 mil imagens do cenário sertanejo reunidas por Manoel Freitas, que é jornalista e integrante do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. Ele também é sócio fundador do Clube de Observação de Aves do Norte de Minas. 

Na mostra estão em destaque 150 fotografias no tamanho de 90 cm x 30 cm. A exposição resulta de duas décadas de trabalho de Manoel Freitas percorrendo os diferentes cenários do cerrado e outras paisagens do Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha, com registros fotográficos nos Parques Estaduais da Mata Seca (Manga), Lagoa do Cajueiro e Verde Grande (Matias Cardoso) e no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (entre os municípios de Januária e Itacarambi). Ele apresenta registros das Áreas de Preservação Ambiental (APAs) Serra Azul, Sabonetal e Lajedão, em Matias Cardoso; e na Reserva Ambiental do Jaíba (município homônimo). 

Em 2016, o autor da exposição foi sexto brasileiro a ter registro fotográfico de aves na maior enciclopédia do gênero do país, a Wiki Aves. Ele catalogou cientificamente 3.788 aves de 288 espécies distintas, sendo dois primeiros registros no Sudeste Brasileiro, três em Minas Gerais e dezenas no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Desde 2004, Manoel Freitas acompanha e faz o registro fotográfico do povo Xakriabá, maior nação indígena de Minas Gerais, que ocupa mais de 70% do território do município de São João das Missões. Nesse tempo, percorreu suas 34 aldeias, conheceu o rico artesanato, garimpou retratos de sua gente e acompanhou o fortalecimento da cultura e da tradição da etnia Xakriabá.  

SERVIÇO

IMG-20180715-WA0008.jpg

Exposição “Sertanejar” – Fotógrafo Manoel Freitas

Local: Museu Regional do Norte de Minas (MRNM)

Endereço: Rua Coronel Celestino, 75, Centro Histórico de Montes Claros.

Data: 16 de julho a 3 de setembro

Horário: 8h30 às 17h30

Entrada: gratuita

Agendamento de visitas (escolas): (38) 3229 8590

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia