No contexto das comemorações pelos 60 anos do curso de Letras da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM) apresenta a exposição “Diálogo com o Modernismo”.
Trata-se de mostra coletiva de artistas plásticos locais, que ocorre nesta semana, de segunda a quinta-feira, sempre das 8h às 18h. O evento é organizado pelo professor Osmar Oliva, do Departamento de Letras e Literatura e membro da Associação de Artistas de Montes Claros, e pelo professor Hélio Brant, do Departamento de Artes, ambos da instituição de ensino superior. O MRNM fica na rua Coronel Celestino, 75, no Corredor Cultura Padre Dudu. O acesso é de graça.
As obras levam a assinatura dos artistas plásticos Andréa Cardoso, Cecília Schmidt, Cleiton Oliveira, Francisca de Assis, Hélio Brantes, Nilce Veloso, Osmar Oliva, Rose Andrade, Guilherme Aquino e Ton Coutinho.
Letras
O curso de Letras da Unimontes foi fundado no dia 13 de abril de 1963 – mas data de 1965 a transferência dos cursos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil) para o casarão centenário da antiga Escola Normal, na rua Coronel Celestino –, juntamente com os cursos de História, Pedagogia e Geografia.
Com a estadualização da então Fundação Norte-Mineira de Ensino Superior (FUNM), em 1989, e sua transformação na Universidade Estadual de Montes Claros, o curso de Letras, vinculado ao Departamento de Comunicação e Letras, iniciou com dupla habilitação: em Letras Português-Francês e Letras Português-Inglês, autorizados pelo Decreto Federal n.º 68.038/1971. Essas habilitações eram focadas na formação de professores para o ensino da língua e literatura, tanto em português quanto em línguas estrangeiras.
Em 1997, o curso de Letras foi reestruturado e desdobrado. Passaram a ser oferecidas as licenciaturas únicas em Letras-Português, Letras-Espanhol, Letras-Inglês, autorizadas pela Resolução do Cepex n.º 17, de 4/12/1996, e reconhecidos pelo Decreto n.º 42.250, de 7/1/2002.