Foi aberta no Painel Permanente de Poesia “Juca Silva Neto”, no Centro Cultural de Montes Claros, nesta segunda-feira (1º/6), a exposição de poemas do poeta Antônio Wagner Veloso Rocha, professor do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A mostra prossegue até 15 de junho no painel, que fica situado em espaço da Biblioteca Municipal Antonio Teixeira de Carvalho, no segundo pavimento do Centro Cultural.

O nome de Wagner Rocha figura como verbete da Enciclopédia de Literatura Brasileira, o maior inventário sobre nossa literatura, organizada pelo acadêmico Afrânio Coutinho, da Academia Brasileira de Letras (ABL). Na exposição, ele apresenta 10 poemas, que podem ser visitados diariamente (durante a semana), das 8 às 22 horas.

“Os poemas expostos estabelecem um diálogo com as pessoas, abordando temas relacionados à Filosofia, sobretudo, a partir dos aspectos existenciais que compõem a condição humana”, explica Wagner Rocha, ex-diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Unimontes.

Nos anos 90, o poeta e professor da Unimontes realizou sua primeira exposição de poemas, no mesmo painel Juca Silva Neto. Em 1998, publicou o livro de poemas “Lápis Lapso”. Tendo em vista a relevância da sua criação poética, em 2002, ele foi homenageado no Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, organizado pelo poeta e escritor Aroldo Pereira.

LIVRO

O professor Antônio Wagner Rocha acaba de concluir um novo livro de poemas, “Crepúsculo de Arame”, que será lançado em breve, com o selo da Orobó Edições. Com 103 páginas, a obra é dividida em duas seções.

Na primeira seção, o livro “Crepúsculo de Arame” reúne poemas produzidos pelo autor nos últimos 10 anos. A segunda seção conta com uma seleção de poemas do livro “Lápis Lapso”. A obra apresenta ainda dois estudos críticos.

O primeiro deles, intitulado “Depois da Queda”, é de autoria do professor Anelito de Oliveira, doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e ex-editor do Suplemento Literário do “Minas Gerais”. O outro texto publicado, “Escritura Dilatada”, tem como autor o poeta e escritor Alexander Nassau Borges, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia