– Mostra reúne obras de Georgino Júnior e Afonso Teixeira

O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), elaborou neste mês uma programação relacionada às Festas de Agosto de Montes Claros. Dentro desse contexto, foi aberto no museu na noite de quarta-feira (16/08), mesmo dia do início das festas, a exposição “Agosto chega com a ventania”.

A exposição reúne trabalhos dos artistas plásticos Georgino Júnior (falecido em outubro de 2018) e Afonso Teixeira. Com acesso gratuito, a mostra representa um atrativo a mais para os visitantes da cidade durante as Festas de Agosto, que movimentam a cidade até domingo (20/08).

O Museu Regional conta com mais duas atividades relacionadas com as centenárias manifestações folclóricas: a exposição interativa “Céu de fitas”, do artista plástico Tiago Olliver (natural de Montes Claros que, atualmente, mora na Espanha) e a mostra fotográfica “Catopê & B”, da fotógrafa Carla ST Arruda.

            A Exposição “Agosto chega com a ventania” tem como denominação um

Trecho da música “Montesclareou”, de autoria de Georgino Junior e do compositor Tino Gomes, que retrata as Festas de Agosto.  A mostra tem a curadoria do Museu Regional do Norte de Minas.

             A exposição retrata a tradição festeira, religiosa e ancestral do povo catrumano. “Pela primeira vez, as obras de Afonso Teixeira e Georgino Júnior se apresentam ao público juntas, lado a lado, irmanadas no sentimento mútuo de emoção e raro talento. Pelas mãos dos dois, as fitas ganham cor e movimento em desenhos e pinturas, revelando um olhar sensível e atento!”, destaca a organização do evento.

               “Pela primeira vez, as obras de Afonso Teixeira e Georgino Júnior se apresentam ao público juntas, lado a lado, irmanadas no sentimento mútuo de emoção e raro talento. Pelas mãos dos dois artistas, as fitas ganham cor e movimento em desenhos e pinturas, revelando um olhar sensível e atento. Embora possuam estilos diferentes, parecem se completar numa narrativa visual que celebra o mês de agosto, o mês que chega com a ventania”, enfatiza a direção do MRNM.

A exposição “Agosto chega com a Ventania”, de Afonso Teixeira e Georgino Júnior ficará aberta ao público até 30 de agosto, com entrada gratuita.

Relacionadas

Encontro marca lançamento do Programa Conexão Egressos da Unimontes
Governador destaca importância da conquista da Unimontes no Enade
Pesquisa avalia a incidência da Fadiga por Compaixão em profissionais da saúde na Macrorregião Norte
Unimontes promove I Encontro de Egressos nesta quarta-feira (30/04)
Unimontes abre inscrições para Doutorado Acadêmico em Geografia
Unimontes – Opará Mutum abre inscrições para 60 vagas em oficina online sobre mapeamento de práticas cotidianas