O trabalho desenvolvido pela Rede de Pesquisa Sobre Saúde da População Negra e Quilombola em comunidades norte-mineiras, mantida por professores e acadêmicos voluntários da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), ganhou destaque durante o I Seminário Protagonismo Juvenil e Sustentabilidade – “Repensando a Saúde em Comunidades Quilombolas”. O evento em nível nacional foi realizado no início deste mês, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador (BA).

O seminário reuniu pesquisadores de diversos estados brasileiros com o objetivo principal de refletir, de forma crítica, acerca das políticas públicas para as comunidades quilombolas, em especial aos adolescentes. Professores de universidades e institutos de pesquisa de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia já trabalham integrados no intercâmbio de informações sobre seus estudos sobre as populações negras. A iniciativa, que conta com a participação da Unimontes, por enquanto, é voluntária, mas já mostram interesse em institucionalizar a rede para o fomento das pesquisas.

UNIMONTES NO SEMINÁRIO

No caso específico da participação da Unimontes no seminário da UFBA, seus pesquisadores deram ênfase aos trabalhos realizados no Norte de Minas sobre educação, saúde e cultura em várias comunidades dos remanescentes de escravos em comunidades da região.

A professora Maria Helena de Souza Ide divulgou dados da pesquisa realizada sobre educação infantil (ensino fundamental e médio) na comunidade quilombola de Agreste Vereda Viana, distante 60 quilômetros da sede do município de São João da Ponte e que conta com uma população de cerca de 300 famílias.

Por sua vez, o professor Antônio Prates mostrou dados sobre o setor de atenção primária em saúde materno-infantil em Buriti do Meio, localidade do município de São Francisco, que enfrenta alguns problemas neste setor.

Já o pesquisador Amaro Sérgio Marques divulgou aos participantes do Seminário na UFBA uma experiência sobre a tradição secular das “Folias de Reis”, além de um relato sobre as condições de saúde em Bom Jardim da Prata, comunidade rural também do município de São Francisco, no Norte de Minas.