Divulgar a produção científica no âmbito da graduação e reforçar a integração da Universidade com os professores da rede pública de ensino médio e fundamental no município e região do Vale do Jequitinhonha. Estes são os objetivos da 1ª Semana de Letras: “a Construção do Conhecimento no Campo das Letras: Literatura, Linguagem e Práticas Interdisciplinares”, evento que a Unimontes realiza a partir da próxima segunda-feira (18 de junho), no campus de Almenara. O Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) é parceiro na iniciativa.

A programação se estenderá até o dia 22/6, com conferências, mesas redondas, oficinas e apresentações artísticas. Haverá, ainda, atividades específicas de acadêmicos para a difusão dos trabalhos realizados no âmbito do curso de Letras/Português, ministrado em Almenara, tais como: exposição de banners, sessões de comunicação oral, relatos de experiência sobre os estágios supervisionados e apresentação de projetos de pesquisa.

Conforme a comissão organizadora, outra proposta da 1ª Semana de Letras é desenvolver a capacidade de pesquisa, sistematização dos fatos, raciocínio e reflexão, além de estimular a interação dos acadêmicos com a sociedade. “A 1ª Semana de Letras é um incentivo ao diálogo entre Universidade, a Educação Básica e a comunidade em geral”, explica a professora Fabiana Cardoso da Fonseca, que integra a comissão.

Dentre os conferencistas estão a professora Telma Borges da Silva, da Unimontes, e os professores Thiago Machado de Mattos Silva, Olden Hugo Farias e Wesley Thales Rocha, do IFNMG. A comissão organizadora conta, também, com as professoras Hélen Cristina Pereira Rocha e Joeli Teixeira Antunes e os professores Rodrigo Felipe Veloso e Valdirlen do Nascimento Loyolla, que é coordenador do campus Almenara.