A articulação implementada no Norte de Minas para fomentar o crescimento econômico foi destacada no XXIV Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, nesta quinta-feira (5/7), realizado na cidade de Fortaleza/CE. O assunto foi abordado em palestra pelo professor Marcos Fábio Martins Oliveira, chefe do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), sobre o tema “A Importância da Articulação Local e Regional”.
Ele falou sobre a experiência positiva do Fórum de Desenvolvimento da Área Mineira da Sudene, que organizou em Montes Claros, no período de 5 a 7 de junho passado. O evento foi uma iniciativa da Unimontes, por intermédio do Departamento de Economia e do mestrado em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial, juntamente com a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), Banco do Nordeste, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI) e Sudene.
Foram promovidas palestras, debates e minicursos, sendo constituídos ainda grupos de trabalho para discutir as alternativas de desenvolvimento regional ao longo do ano.
O pesquisador da Unimontes enalteceu a proposta do Fórum Norte-Mineiro, criado com o objetivo de discutir ideias de desenvolvimento da região a partir das potencialidades econômicas e das iniciativas empreendedoras.
Durante o Fórum Banco do Nordeste, realizado na sede do BNB, na Capital Cearense, Marcos Fábio apresentou as principais estratégias adotadas no evento do Norte de Minas para o incremento regional, envolvendo a Universidade e as entidades do setor produtivo.
Ele enfatizou que foram priorizadas as ações voltadas para a busca de financiamentos, o levantamento das demandas das áreas de infraestrutura e de incremento no setor produtivo, visando a geração de emprego e de renda. Foram definidos dois grupos na área de inovação para receber os investimentos: o grupo das startups e de negócios na geração e aproveitamento de energia renovável (solar voltaica).