Após a homologação do processo licitatório, foi emitida a ordem de serviços para a primeira etapa das obras de construção do auditório da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que terá capacidade para 750 lugares. Orçada em R$ 4,68 milhões, a obra será custeada pelo Governo do Estado. Já foi iniciada a montagem do canteiro de obras e a conclusão desta fase está prevista para meados de 2014.

As obras da primeira etapa dos serviços foram iniciadas na semana passada e incluem a fundação, levantamento da estrutura física, cobertura, instalações sanitárias, hidráulicas e elétricas e parte do acabamento (piso e vidros) do prédio, que terá 1.918 m² de área construída. Os trabalhos dessa fase envolvem recursos da ordem de R$ 1.789.393,39 e deverão ser concluídos até o final do ano.

Conforme explica o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da Unimontes, professor Juventino Ruas Abreu Júnior, a Universidade, juntamente com o Governo de Minas Gerais, realiza planejamento para inserção no orçamento de 2014 de recursos necessários para a segunda etapa do empreendimento, que compreenderá a compra e instalação de equipamentos de áudio e de projeção e poltronas.

O prédio funcionará em terreno ao lado do Restaurante Universitário (RU), próximo à entrada principal do campus (Rua Santa Lúcia, Bairro Todos os Santos). Os responsáveis técnicos pelo projeto são os arquitetos Eduardo Antonio Guimarães e Érika Neves Guimarães, do setor de Engenharia e Arquitetura da Unimontes.

Espaço múltiplo

O auditório terá características de uso múltiplo para o atendimento das demandas da comunidade universitária na realização de solenidades de formatura, palestras e congressos. Também atenderá eventos artísticos e culturais, como peças teatrais, espetáculos de música e dança. Contará, ainda, com espaço para exposições de artes, fotos e outros trabalhos.

De acordo com o projeto, o prédio terá um primeiro piso com capacidade para 528 lugares, que será inclinado, com degraus entre as poltronas e rampas nas áreas de circulação, nas laterais. Haverá ainda um segundo piso (mezanino), com 200 lugares. Já o forro, de estrutura metálica, terá 9,5 metros de altura, facilitando a ventilação. A construção também será dotada de sistema de ar condicionado central.

O palco terá 135 m² (15×9 metros). Contará, ainda, com um espaço avançado (procênico) próximo da plateia com 48 m². Sob o palco, haverá três camarins, depósito de materiais e banheiros privativos. O palco também terá um sistema de urdimento, com cordas e roldanas, para eventuais trocas de cenário durante as apresentações. “O projeto foi elaborado do ponto de vista técnico e prático, a partir das opiniões dos professores do departamento de Artes da Universidade”, informa o arquiteto Eduardo Guimarães.

Uma inovação será a instalação de cabines para filmagens. O espaço será dotado também de um sistema de áudio e de projeção, permitindo a exibição de vídeos durante os eventos.

Segurança

O projeto do auditório da Unimontes contempla todas as medidas de segurança e de prevenção a incêndios. Para isso, contará com seis saídas de emergência em todos os lados do prédio e que vão contemplar, inclusive, a área de camarins. Todas elas vão obedecer às normas vigentes, com luminárias sinalizadoras.

O sistema de prevenção e combate a incêndios será dotado de extintores e hidrantes, contando também com um equipamento especial, o “sprinkler”, conjunto de sensores à fumaça e ao fogo. Trata-se de um sistema de esguichos, que entra em funcionamento automaticamente.

A acessibilidade é outro aspecto importante no projeto do grande auditório da Unimontes. O prédio será dotado de rampas de acesso ao local destinado ao público e também ao palco. Na platéia, haverá espaço reservado para cadeirantes. Além disso, serão instaladas 18 poltronas mais espaçosas e reforçadas, oferecendo mais conforto para as pessoas que necessitam de cuidados especiais, como obesas e idosas.