A expansão das ações da Universidade Estadual de Montes Claros nas regiões Norte e Noroeste do Estado e no Vale do Jequitinhonha foi destacada durante a solenidade comemorativa dos 50 anos da instituição realizada no campus de Januária, nessa segunda-feira (23/04), à noite. O campus da cidade ribeirinha foi a primeira unidade da Unimontes fora de sua sede, tendo sido criado em 24 de abril de 1995, logo após o reconhecimento federal da instituição. Atualmente, a universidade conta com 12 campi.

Presidido pelo reitor João dos Reis Canela, juntamente com a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, o ato solene contou com as presenças de pró-reitores e outros integrantes da gestão superior, da secretária municipal de Educação, Marilda Batista Chaves de Oliveira, vereadores e outras autoridades. Entre os convidados, estiveram presentes o ex-deputado Cleuber Carneiro, um dos subscritores da emenda que resultou na transformação da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) na Unimontes, através da Constituição Mineira de 1989, e o ex-prefeito João Ferreira Lima, chefe do Executivo à época da implantação do campus.

As atividades foram iniciadas com uma apresentação especial do Coral Universitário, sob a regência do maestro Waldir Pereira da Silva.

HOMENAGEM DO LEGISLATIVO

Homenagens à Unimontes em Januária

Na oportunidade, a Câmara Municipal de Januária realizou uma sessão solene no próprio campus em homenagem ao cinquentenário da universidade, que mantém na cidade os cursos de Educação Física, Letras/Inglês, Letras/Português e Pedagogia. O presidente do Legislativo, Hamilton Vianna, entregou uma placa ao reitor em reconhecimento à contribuição oferecida ao desenvolvimento regional pela Unimontes. Vianna destacou “a importância da Unimontes na formação dos jovens do município”, ressaltando também o “empenho das lideranças locais para a implantação do campus”.

O professor João Canela enfatizou o significado especial da solenidade em Januária e destacou a importância das comemorações do jubileu de ouro da Unimontes em todas as suas unidades. “A  história da nossa instituição teve início na década de 60, em Montes Claros. Mais tarde, irradiou-se por todo o Norte de Minas, Noroeste e Vale do Jequitinhonha. Hoje, a universidade oferece dezenas de cursos de graduação, de pós-graduação lato sensu e de ensino a distância, além de nove mestrados e um doutorado próprio e quatro doutorados Interinstitucionais”.

Coral UniversitárioE completou: “atualmente, contamos com cerca de 13 mil estudantes em nossa instituição”, enfatizou o reitor, lembrando que a instituição ultrapassa a marca de 45 mil profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento, sendo que a grande maioria continua trabalhando na própria região, contribuindo com a melhoria das condições dos municípios.

João Canela lembrou que o desenvolvimento do Norte de Minas pode ser contado com a chegada da estrada de ferro, o advento da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) e a implantação do ensino superior. “Nunca poderemos nos esquecer de homens e mulheres que tiveram a visão do futuro e acreditaram no ensino superior, dentre os quais, ouso citar sempre o nome do empresário Luiz de Paula Ferreira”, disse.

O reitor destacou ainda o trabalho dos seus antecessores, frisando que o ex-reitor José Geraldo de Freitas Drumond foi o responsável pela mobilização das lideranças regionais para a transformação da antiga FUNM na Universidade Estadual de Montes Claros, enquanto o ex-reitor Paulo César Gonçalves de Almeida consolidou a instituição como transformadora da realidade social e econômica em sua área de atuação.

Enalteceu também o empenho do ex-prefeito João Ferreira Lima e a participação efetiva do ex-deputado Cleuber Carneiro na implantação do campus de Januária. “Devemos ressaltar a participação decisiva desses valorosos homens na construção da sede do campus desta cidade. Também deve ser lembrado o fato de  o ex-deputado Cleuber Carneiro ter sido um dos subscritores da Emenda Constitucional que possibilitou a transformação da FUNM na Unimontes”, observou o reitor.

SELO COMEMORATIVO

Selo dos 50 anos - campus JanuáriaAinda durante a solenidade em Januária, aconteceu a cerimônia de lançamento e obliteração dos selos personalizados alusivos aos 50 anos da Unimontes, coordenado pelo gerente de Contas dos Correios/Regional de Montes Claros, Oliveira Márcio Marques. Além do reitor e do presidente da Câmara, participaram do ato o superintendente regional de ensino (17ª SRE), Alberth Willians Próbio Monção, o ex-deputado Cleuber Carneiro e a coordenadora do Campus/Januária, professora Ros`elles Magalhães Felício.

A 17ª Superintendência Regional de Ensino também prestou homenagem à Unimontes com a entrega de uma placa de vidro.

Em seguida, a Unimontes prestou homenagem às pessoas da comunidade januarense que colaboraram com suas ações no município: o prefeito Maurílio Arruda ( representado pela secretária de Educação), a Câmara Municipal (através de seu presidente), o ex-prefeito João Ferreira Lima e o ex-deputado Cleuber Carneiro.

CHÁ POÉTICO

Após a solenidade, foi realizado o “Chá Poético Minas em Abril”, no pátio do campus, com a participação de gestores, professores, acadêmicos, alunos de escolas do ensino básico do município (particulares e públicas) e convidados. Houve apresentação de músicas e recitais de poesias. A exposição itinerante “O Trem da História”, com fotos de personalidades, prédios e momentos importantes dos 50 anos de existência  da Universidade Estadual de Montes Claros foi instalada na entrada do campus.

Chá Poético - campus Januária

Confira Galeria de Fotos