A excelência do curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros e a importância dos programas de extensão desenvolvidos na área foram destacados na solenidade em comemoração aos 10 anos do Serviço de Assistência Jurídica Gratuita Itinerante (SAJ Itinerante). A cerimônia foi realizada na noite dessa terça-feira (08/05), no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do campus-sede), sendo presidida pela vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, com a participação de professores e alunos do curso de Direito, autoridades e convidados.

Na oportunidade, foram entregues certificados a 39 acadêmicos do curso de Direito que participaram das atividades do Serviço em 2011. Entre outras autoridades, estiveram presentes o presidente da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Montes Claros, Álvaro Guilherme Ribeiro Matos, e o procurador jurídico do município, Sebastião José Vieira Filho, representando o prefeito Luiz Tadeu Leite.

A vice-reitora Maria Ivete de Almeida destacou a importância do atendimento à comunidade oferecido pela Unimontes através do SAJ Itinerante, enaltecendo também a excelência do curso de Direito da universidade. Enfatizou as recentes avaliações com o conceito máximo conferidas pelo MEC e a conquista do Selo OAB Recomenda 2011, cujo certificado foi recebido recentemente pelo reitor João dos Reis Canela, em solenidade realizada em Brasília.

Ao cumprimentar os participantes do programa, a professora Maria Ivete salientou que, com essa iniciativa, os professores e acadêmicos do curso de Direito oferecem à sociedade não somente o acesso gratuito à justiça, “mas uma verdadeira aula de ação de cidadania”.

SURGIMENTO

A professora Ionete de Magalhães Souza, uma das coordenadoras do SAJ Itinerante, destacou a marca de 10 anos conquistada pelo programa e fez um relato de sua implantação na Unimontes: “O SAJ Itinerante foi criado oficialmente em 2002, a partir de sua aprovação pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepex). Ele nasceu como projeto dentro do curso de Direito, tendo se consolidado ao longo dos anos e adquirido respeito diante da rica história de serviços prestados no âmbito acadêmico-social. Tivemos a coragem de colocar no papel e na rua um desejo de servir diretamente ao povo”, afirmou.

Ela lembrou que, ao longo de uma década, cerca de 150 acadêmicos já integraram o programa que beneficiou aproximadamente 14 mil pessoas. A professora Ionete enfatizou, ainda que, com o apoio dos acadêmicos voluntários, o programa realiza palestras em várias localidades para esclarecer aos cidadãos acerca de seus direitos. “Além disso, os estudantes têm a oportunidade de acesso à realidade da comunidade atendida”, salientou a coordenadora, ao observar que “esses atendimentos são primordiais na difusão da informação e do conhecimento adquiro na universidade, com a ação voltada para o povo”.

HOMENAGEM DA OAB

Ainda durante a solenidade, o presidente da 11ª Subseção da OAB/Montes Claros, Álvaro Guilherme Matos, também egresso da Unimontes, prestou homenagem ao SAJ Itinerante pelos 10 anos e à Universidade Estadual de Montes Claros pela comemoração dos seus 50 anos. Ele entregou placas de homenagem às coordenadoras do programa, professora Ionete de Magahães Souza e Ana Clarice Albuquerque Leal Teixeira, e à vice-reitora.

O representante da OAB enfatizou que programas de extensão como o SAJ Itinerante fazem do curso de Direito da Unimontes um dos melhores do País. “Além da qualidade de seu ensino, a instituição se difere das demais pelo amor e dedicação de seus professores e acadêmicos em suas ações”, observou.

O procurador do município, professor Sebastião Vieira, também ex-diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), lembrou que o programa Itinenante surgiu a partir do atendimento prestado à comunidade na sede da Unimontes, por intermédio do Serviço de Assistência Jurídica (SAJ) do curso de Direito, no qual os acadêmicos realizam estágio obrigatório.

Ele salientou que a universidade tem proporcionado a formação de profissionais da mais alta qualidade, o que foi confirmado em avaliação promovida pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade/2007), promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O curso de Direito foi classificado entre os quatro melhores cursos do País na área. Em todo país, foram avaliados 1.200 cursos.

BÊNÇÃO DAS INSTALAÇÕES – As atividades comemorativas dos 10 anos de funcionamento do SAJ Itinerante terão continuidade na manhã desta quinta-feira (dia 10), data do aniversário do programa. Será feita a bênção das instalações da sede do SAJ, no prédio 1 do Campus Professor Darcy Ribeiro, pelo padre Antonio Alvimar de Souza. Ainda dentro da programação, logo em seguida plantio de mudas no campus-sede.