Mara Parrela se mudou de Montes Claros para a Holanda há 23 anos

O lado social do turismo para apresentar a Holanda aos brasileiros, em especial aos montes-clarenses e norte-mineiros. É desta maneira que a jornalista, publicitária e escritora Mara Parrela pretende mostrar detalhes históricos e do cotidiano dos Países Baixos, com o lançamento do seu livro “Turismo Social “no Brasil. Será no dia 21 de agosto, às 18h30, na sede do Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), da Unimontes.

Esta será a segunda edição revisada. A primeira foi apresentada inicialmente em Dordrecht, em território holandês – e esgotada. Mineira de Belo Horizonte, Mara justifica a escolha de Montes Claros para lançamento da obra por causa das raízes com a cidade e, ainda, pelo histórico de imigrantes do Norte de Minas que residem ou têm vínculo com a Holanda.

“Assumi meu compromisso de comunicadora social a partir dos projetos sociais na Holanda para um viés mais abrangente sob o olhar tanto de uma imigrante integrada, como de uma cidadã naturalizada”, justifica a autora. O artista plástico Peter Hofland, de Roterdã, foi o convidado para ilustrar a obra. A foto da autora escolhida para divulgação é da brasileira Alessandra Araújo e da cobertura do evento, Jonathan Buffaloe. A foto da autora para o livro, é do também holandês Antim.

O evento no Museu Regional do Norte de Minas será aberto pelo músico montes-clarense Marcelo Godoy, que reside na Holanda há décadas. A produção pode ser considerada como algo familiar diante do envolvimento do marido de Mara, Harold, e o filho, Aaron, que trabalharam na edição digital e na capa do livro – da editora Árvore Alta, tradução do sobrenome holandês da família, Hoogenboom.

A autora entre o filho Aaron e o esposo Harold
Fotos: Antim)

Mara antecipa que os textos do livro Turismo Social descrevem a visão diferenciada e literária sobre fatos históricos, monumentos, fenômenos naturais e experiências vividas pelos moradores de Roterdã. “Procurei contemplar aspectos pouco conhecidos ou despercebidos ao público comum holandês, mas que se tornam interessantes aos turistas brasileiros para conhecer a cidade portuária”, acrescenta.

Roterdã oferece aos visitantes prédios com estilo antigo que foram recuperados após a destruição no período da Segunda Guerra Mundial, mas que se misturam com edifícios futuristas e sustentáveis.

Os jornalistas mineiros Luiz Ribeiro e Leila Ferreira contribuíram com a apresentação prévia do livro, “ao abrir os olhos para novos horizontes” – segundo Luiz –; de acordo com Leila: trata-se de “ guia diferenciado, ensaio literário e crônicas sobre a Holanda”. A autora pretende oferecer ao leitor um novo estilo: “Economia Criativa” (a cultura em suas diversas manifestações e formas de expressão sobre turismo, entretenimento, cidades, patrimônios, cinema, artes visuais e gastronomia)

No lançamento, haverá a apresentação inédita de um book trailer, organizado pela videomaker Camila Domingues e Vinicius Roratto.

Mara Parrela é graduada em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (FAFI-BH/1986). É publicitária e jornalista, com pós-graduação Lato sensu em Língua Portuguesa. Reside na Holanda há 23 anos, onde foi fundadora da Casa Brasil Holanda (CBH), uma organização civil inicialmente ligadas à arte e à cultura e que, atualmente, se dedica entre várias questões sociais e de direitos humanos, às mulheres brasileiras em sua adaptação nos Países Baixos – ou se são vítimas de violência doméstica. Trabalha desde 2011 no consulado-geral do Brasil.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025