O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) deu um passo importante no enfrentamento à Doença de Chagas ao realizar o lançamento do Projeto CHARGE – Doença de Chagas e Rastreio em Gestantes na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro. Realizado no auditório do HUCF, o evento reuniu profissionais de saúde, acadêmicos e especialistas para reforçar a relevância do diagnóstico precoce e do acompanhamento especializado de gestantes e parturientes afetadas pela doença.

O projeto, coordenado pela professora Thallyta Maria Vieira, responsável pelo Laboratório Multiusuário em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Unimontes, tem como principal objetivo o rastreamento e o tratamento de mulheres grávidas atendidas no HUCF. A iniciativa visa combater a transmissão vertical – de mãe para filho – do protozoário Trypanosoma cruzi, além de conscientizar profissionais de saúde e a população em geral sobre a prevenção e o tratamento adequado.

A mesa de honra da cerimônia contou com a presença de convidados ilustres, como Iuri Simões Mota, superintendente do HUCF; Maria das Dores Magalhães, pró-reitora de Pesquisa da Unimontes; Priscilla Pimenta de Oliveira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Montes Claros; Bárbara Cerqueira Santos Lopes, gerente de enfermagem da Maternidade e Bloco Obstétrico do HUCF; Deijane Coelho, advogada e líder do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Montes Claros; e Alana Vitor Barbosa da Costa, bióloga e mestranda em Biotecnologia pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED).

Bárbara Cerqueira, gerente de enfermagem, destacou a relevância do projeto: “Um evento como esse, de uma magnitude tão grande, terá impacto direto na assistência aos pacientes de uma zona endêmica significativa como a nossa, que, muitas vezes, não possuem acesso à informação e são muito carentes”.

Outro destaque do evento foi a participação do infectologista espanhol Pau Bosch-Nicolau, especialista em doenças tropicais. Ele abordou os avanços no tratamento da Doença de Chagas e reforçou a importância do rastreamento em gestantes. Segundo o especialista, “as crianças tratadas podem ser curadas, já que o medicamento apresenta maior efetividade e menor toxicidade nos pequenos. Quanto mais cedo o diagnóstico e o tratamento, melhor será a qualidade de vida dessas pessoas”.

Thallyta Maria Vieira explicou que, idealmente, o rastreio deveria ser realizado durante o pré-natal. Contudo, a ausência de uma política pública que inclua o teste nas consultas pré-natais levou o HUCF a realizar os exames no momento do parto. “Estamos em uma região endêmica, e os dados que vamos coletar serão fundamentais para mostrar a relevância desse rastreio e lutar por políticas públicas que implementem o teste no pré-natal, como já ocorre em Goiás”, afirmou.

Durante o evento, foi apresentado o planejamento do estudo piloto, que busca estabelecer um fluxo completo de cuidado, envolvendo diagnóstico, tratamento e acompanhamento de gestantes e recém-nascidos. “Queremos amarrar todos os elos do cuidado – diagnóstico, tratamento e acompanhamento – para que essas práticas se tornem rotina no atendimento à mulher e ao recém-nascido”, destacou Thallyta.

A coordenadora também ressaltou a importância do engajamento das gestantes no projeto, incentivando-as a realizar os testes de sorologia pelo SUS ou com seus médicos no pré-natal. “Esperamos que, com os resultados do estudo, seja possível ampliar o alcance para a atenção primária e vigilância, garantindo que o rastreio seja feito de forma sistemática”, concluiu.

O CHARGE tem o potencial de transformar a saúde pública no Norte de Minas ao fortalecer o cuidado às gestantes e recém-nascidos. Além disso, pode servir como um modelo para futuras políticas públicas, com impacto duradouro no enfrentamento à Doença de Chagas, promovendo diagnósticos e tratamentos mais acessíveis e eficazes.

Relacionadas

Ciranda da Vida comemora 20 anos com banda de música e testemunhos
Unimontes lança projeto CHARGE: doença de Chagas e Rastreio em Gestantes no Hospital Universitário
Unimontes realiza vestibular próprio para mais de 25 mil candidatos neste domingo
Hospital Universitário inaugura nova UTI neonatal com 22 leitos
Unimontes divulga edital para seleção de professores formadores do sistema UAB
Unimontes lança edital para mestrado em Botânica Aplicada