Foi realizado o Festival de Cinema da Unimontes – Cinemontes

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) intensifica as ações para a implantação do curso de graduação de Cinema e Audiovisual. Um passo importante para a criação do curso foi dado com a realização do Festival de Cinema e Audiovisual – Cinemontes, que aconteceu no período de quinta-feira (13/06) a sábado (15/06), no Centro Cultural Hermes de Paula.

O evento foi promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Departamento de Artes e do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV), em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da Empresa Mineira de Comunicação – EMC e Sicoob Credinosso. Além do lançamento do novo curso da Unimontes, o festival celebrou a comemoração dos 45 anos do Centro Cultural.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, presidiu a solenidade oficial de abertura do festival, na noite de quinta-feira (13/06), e enalteceu a organização do festival. Ele destacou a importância do evento no processo de implantação do curso de Cinema e Audiovisual, cujo projeto encontra-se em fase de tramitação junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da Unimontes. A previsão é que a nova graduação inicie as atividades no primeiro semestre de 2025.

“O Cinemontes faz parte da evolução e do sonho de implantar na Unimontes novos cursos a cada ano. O festival já faz parte do lançamento do curso de Cinema, que se tornará realidade em 2025, na Unimontes, e já tem apoio da comunidade, mostrando que a universidade está em sintonia com as demandas da região”, afirmou o professor Wagner de Paulo Santiago.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Ele ressaltou que a universidade criou recentemente o curso de Psicologia, cujas atividades letivas foram iniciadas no primeiro semestre de 2024. Também está sendo criado o curso de Farmácia, para atender às demandas das indústrias do setor instaladas na região.

A cerimônia de abertura oficial do Cinemontes, realizada no auditório do Centro Cultural Hermes de Paula, contou ainda com as presenças do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha; do vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães; da secretária municipal de Cultura, Júnia Veloso Rebello; da chefe do Departamento de Artes da Unimontes, professora Maristela Cardoso da Mata; e do coordenador do CCRAV, professor Élcio Lucas; o cônsul de Portugal em Minas Gerais, Eurico de Matos; e o cônsul honorário de Portugal em Montes Claros, Alexandre Pires Ramos.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Ainda estiveram presentes pró-reitores de Pesquisa (professora Maria das Dores Magalhães Veloso) e de Extensão (professor Rogério Othon Teixeira Alves); o pró-reitor adjunto de Extensão, professor Marcelo Brito; o diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), professor Jânio Marques Dias; o assessor de Relações Institucionais da Reitoria, Lindon Jonhson Dias da Silva; o secretário municipal de Defesa Social, Anderson Chaves; e o vereador Valdecy Contador, juntamente com servidores técnico-administrativos, acadêmicos, imprensa e convidados.

Pioneirismo e valorização da cultura local

O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, ressaltou a importância da Unimontes para o cenário cultural e intelectual da região. “Quero aqui parabenizar a Unimontes pelo seu pioneirismo e valorização da cultura, criando esse festival e o curso de Cinema. Isso vem reforçar esse sentimento de que a universidade tem procurado cada vez mais modernizar os seus cursos, sem perder a essência do conhecimento e sempre se adaptando aos novos mercados e às novas necessidades.”

A secretária municipal de Cultura, Júnia Veloso Rebello, enalteceu a relevância do Cinemontes. Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes.

A secretária municipal de Cultura, Júnia Veloso Rebello, enalteceu a relevância do Cinemontes, destacando também a importância do novo curso de Cinema e Audiovisual da Unimontes. “É uma honra para a Secretaria Municipal de Cultura participar desse momento, quando um novo curso surge na Unimontes, voltado para atuações culturais, dinamizando este setor na cidade. O cinema e o audiovisual trazem propostas para o futuro e o Centro Cultural Hermes de Paula cumpre mais uma vez seu propósito, escrevendo páginas importantes no cenário artístico-cultural de nossa cidade”, afirmou.

O coordenador do Projeto Cinema Comentado, Elpídio Rocha Neto, recebeu homenagem durante a solenidade de abertura do Cinemontes pelos 21 anos de atividade do projeto Cineclube, grupo de amantes do cinema, cuja atuação em Montes Claros incentiva o gosto pela sétima arte, contribuindo para a formação de plateia e o cultivo do pensamento crítico.

Após a solenidade de abertura do festival, ainda na noite de quinta-feira, foi ministrada palestra sobre “Comunicação Pública e Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro”. O tema foi abordado por Matheus Rufino, gerente de produção e programação audiovisual na Diretoria de Audiovisual e Produtos Digitais da Empresa Mineira de Comunicação, instituição responsável pela Rede Minas e Rádio Inconfidência.

Relacionadas

Evento marca lançamento do projeto piloto CHARGE no HU
Ciranda da Vida comemora 20 anos com banda de música e testemunhos
Unimontes lança projeto CHARGE: doença de Chagas e Rastreio em Gestantes no Hospital Universitário
Unimontes realiza vestibular próprio para mais de 25 mil candidatos neste domingo
Hospital Universitário inaugura nova UTI neonatal com 22 leitos
Unimontes divulga edital para seleção de professores formadores do sistema UAB