A importância da discussão sobre o profissional que a Universidade Estadual de Montes Claros deseja formar e colocar no mercado de trabalho e os 40 anos do curso de Economia da Unimontes foram destacados pelo reitor João dos Reis Canela durante a solenidade de abertura da X Semana de Economia, na noite dessa terça-feira (03/09), no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do campus-sede).

A iniciativa é do departamento de Ciências Econômicas com o objetivo de debater a identidade, a estrutura curricular e a empregabilidade da formação do profissional na área, com palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho e minicursos, além de apresentação de trabalhos científicos. O evento comemora ainda os 40 anos de credenciamento e de início do curso de Economia e homenageia nesta edição o professor Jair Soares Rocha, pertencente aos quadros do departamento de Ciências Econômicas há 36 anos e do qual foi chefe durante os períodos 2007/2009 e 2009/2011.

[+]Galeria de Fotos

O reitor João Reis Canela salientou a relevância na formação de profissionais em Economia na região e frisou a decisiva contribuição dos economistas egressos da instituição no processo de desenvolvimento do Norte de Minas. Ressaltou, ainda, os 40 anos do curso de Economia da Unimontes, “o que comprova a perseverança e a sensibilidade do grupo de professores que o implantaram, assim como sua capacidade de luta”.

Disse também considerar merecidas as homenagens prestadas ao professor Jair Soares Rocha, decano do curso de Economia, e ao Colégio Marista São José, que apoiou a criação da extinta Faculdade de Administração e Finanças do Norte de Minas (FADEC) e colocou suas dependências à disposição dos cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis nos anos 70.

Por sua vez, a chefe do departamento de Ciências Econômicas, professora Luciene Rodrigues, enfatizou que o principal objetivo da X Semana de Economia é promover uma reflexão ampla acerca de questões atuais da área. Ela destacou a importância de levar o debate ao ensino e ao profissional da área, “com a expectativa de que possamos oferecer sugestões para mudanças exigidas na atualidade”. Ela destacou o apoio recebido do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Ainda durante a cerimônia, o presidente do Centro Acadêmico do curso de Economia, estudante Douglas Oliveira Araújo, falou sobre a importância da Semana e anunciou recente conquista dos estudantes, com a promessa do Ministro Fernando Pimentel, de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e da representante do Ministério da Educação, Lovane de Souza Guerra, de incluir o curso de Economia no Programa de Ciência Sem Fronteiras. Eles participaram de recente “Encontro com Prefeitos e Prefeitas”, realizado em Montes Claros na semana passada.

ProfessorJairRocha destaqueNa oportunidade, foi feita ainda uma homenagem ao professor Jair Soares Rocha, pelos serviços prestados ao departamento de Ciências Econômicas. Ele recebeu uma placa das mãos da coordenadora do curso, professora Luciana Maria Costa Cordeiro. Também foi prestada uma homenagem ao colégio Marista São José, que abrigou a implantação dos cursos da antiga Faculdade de Administração e Finanças do Norte de Minas (FADEC), dentre os quais o de Economia. A entidade esteve representada pelo seu diretor atual, professor Aparecido Camelo de Oliveira, recebendo também uma placa das mãos do professor Marcelo Furtado.

A solenidade contou com ainda a participação especial da Camerata de Violões, da Unimontes, e de uma apresentação teatral do professor Leonardo Alves.

Livros sobre cooperativismo

Em seguida aos pronunciamentos foi realizada a conferência de abertura, com o professor Rubens Sawaya (PUC/SP), também presidente da Associação Nacional de Cursos de Graduação em Ciências Econômicas (ANGE). Ele abordou o tema “Identidade, estrutura curricular, empregabilidade da formação em Economia”, atuando como moderadora a professora Ilva Ruas de Abreu.

As atividades dessa terça-feira foram concluídas com o lançamento dos livros “Financiamento e aplicação de recursos públicos na Saúde em municípios de porte médio e com gestão plena”, do professor Geraldo Matos Guedes, e “Depoimentos Empresariais III – Norte de Minas”, organizado pelos professores Aloysio Afonso Rocha Vieira, Cleuber Vieira, Geraldo Matos Guedes e Marcos Fábio Oliveira. Esta obra aborda o cooperativismo no Norte de Minas – história e funcionamento de cooperativas de crédito (Credinor, Credinosso, NossaCoop, Coopermontes e Credigerais).

ENCERRAMENTO – A X Semana de Economia será encerrada nesta quinta-feira (05), a partir das 19 horas, no auditório do prédio 1 do campus-sede, com as palestras “O papel do Economista e o Mercado de Trabalho” e “A função do Economista no Sistema Financeiro”, que serão ministradas, respectivamente, por José Rubens Dama Garlip (secretário da ANGE) e Marcelo Bonfim (superintendente da Caixa Economia Federal no Norte de Minas).