O enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes será tema de encontro que acontecerá na próxima terça-feira (21), na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com a participação de 90 jovens de 30 municípios do Norte de Minas. O I Seminário Juventude, do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual no Território Brasileiro – (PAIR/Norte de Minas) – terá início às 7h30, no auditório do prédio 3 – campus-sede.
O PAIR integra as ações da Secretaria Especial de Direitos Humanos, da Presidência da República, e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid). A Unimontes, através da Pró-Reitoria de Extensão, coordena o programa no Norte de Minas.
A iniciativa tem como objetivo implementar uma metodologia de articulação e desenvolvimento de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, por meio de ações integradas que articulam serviços e participação social. A proposta visa, ainda, integrar políticas públicas para a construção de uma agenda comum de trabalho entre governos, sociedade civil e organismos nacionais e internacionais, visando o desenvolvimento de ações de prevenção e atendimento às crianças e adolescentes vulneráveis ou vitimas de exploração sexual.
Durante o I Seminário Juventude PAIR/Norte de Minas haverá a capacitação para o enfrentamento da violência sexual a ser ministrada pelas professoras Luciana Lemos Antunes, Leni Maria Pereira Silva e Aparecida Fátima Andrade e estagiários do curso de Serviço Social da Unimontes. Participam como convidadas a assistente social Mariana Magalhães Fernandes e a psicóloga Valéria Volker.
“O seminário visa sensibilizar os jovens dos municípios da região a participarem das ações do processo de enfrentamento da violência infanto-juvenil”, disse a coordenadora Luciana Lemos. Ela frisou que a violência sexual contra crianças e adolescentes é um problema existente na região, mas muitos casos continuam velados e ainda faltam dados estatísticos sobre a situação nos municípios.
AÇÕES NO NORTE DE MINAS
O Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual no Território Brasileiro foi implantado no Norte de Minas em julho de 2010, com as ações sendo coordenadas pela Unimontes em 30 municípios. Entre outras atividades, são promovidos seminários e oficinas de formação de agentes para o enfrentamento da violência infanto-juvenil; diagnósticos e a implantação de sistema de avaliação e monitoramento, além do desenvolvimento de um processo de nucleação (assessoria e consultoria aos municípios participantes).
Outras informações pelo e-mail pair@unimontes.br ou pelos telefones (38) 3229-8178 e 3229-8160, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas.