Aprofundar as discussões acerca dos cursos de Licenciatura; valorizar as graduações como objeto de formação de professores e, ainda, abrir novas perspectivas de soluções para os desafios. Estes são alguns dos objetivos do evento “Licenciaturas em Movimento”. O encontro é promovido pelo Centro de Ciências Humanas (CCH), da Universidade Estadual de Montes Claros, com o apoio da Pró-reitora de Ensino.

A direção do CCH desenvolveu um ciclo de palestras com a participação direta de cerca de 300 docentes dos 16 cursos de Licenciatura ministrados pela Unimontes no campus-sede e nos demais campi. O evento começou no último dia 10 e termina nesta sexta-feira (14), com atividades à tarde e à noite, no campus-sede.

PROPOSTA

Conforme a coordenação, o evento constitui-se como a primeira etapa de um processo de reflexão e mobilização que irá culminar com a reformulação dos Projetos Pedagógicos das Licenciaturas na Unimontes. Cada curso terá a oportunidade de realizar adequações às suas propostas curriculares.

A reformulação das Licenciaturas acontece em atendimento à Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, do Conselho Nacional de Educação/MEC, que definiu as diretrizes nacionais para os cursos de licenciatura e para os processos de formação continuada de professores.

As discussões também irão agregar ao desenvolvimento e à definição do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para a formação de professores da Unimontes. Neste aspecto, inclui-se o atendimento aos graduandos, efetivamente matriculados nos cursos de licenciatura, como também aos egressos da Universidade e a comunidade em geral, por meio da oferta de cursos de formação continuada.

No âmbito da Unimontes são 16 cursos de graduação na categoria licenciatura: Letras/Português, Letras/Inglês, Letras/Espanhol, Geografia, História, Química, Pedagogia, Artes/Visuais, Artes/Teatro, Artes/Música, Ciências Biológicas, Ciências da Religião, Educação Física, Matemática, Física e Filosofia.

PROGRAMAÇÃO

Para esta quinta-feira (13) está prevista palestra com o professor Gabriel Domingos Carvalho, diretor do Departamento de Ensino Superior, da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG). O tema é “A construção do NDE: – Núcleo Docente Estruturante”. Para a sexta-feira (14), a coordenação do evento preparou a atividade “Unimontes em Movimento”. O evento foi aberto na ultima segunda-feira (10). A solenidade foi presidida pelo vice-reitor, professor Antônio Alvimar Souza, que proferiu a palestra “Ética na Educação”.

Já no segundo dia de evento (11), a professora Ilva Ruas de Abreu, chefe do Departamento de Economia da Unimontes e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História, proferiu palestra sobre “História e Memória da Unimontes”.

“Licenciaturas em Movimento”.
Promoção: Centro de Ciências Humanas (CCH)
Data: 10 a 14 de outubro
Local: Auditório do prédio 6 (campus-sede)