Com oficinas diversas, exposições, apresentações artísticas e feira de artesanatos, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Unimontes lança nesta sexta-feira (5/07), no Casarão da Fafil, as atividades do Projeto Uniafro alusivas ao curso de Formação Continuada para professores da Educação Básica sobre Relações Étnico-Raciais e o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

A programação acontecerá a partir das 9 horas, nas salas e imediações do prédio histórico, na rua Coronel Celestino (Centro), sendo aberta à participação de toda a comunidade. As inscrições para as oficinas, que acontecerão das 9 às 11 horas, podem ser feitas até momentos antes do início das atividades. Os temas relacionados são os seguintes: “Percussão, Samba e Educação”, “Dança Afro na Educação”, “Teatro Aplicado à Sala de Aula”, “Capoeira”, “A Face da África – Máscaras”, e “Cor, Corpo e Movimento”. Estão disponíveis 20 vagas para cada área.

Das 15 às 22 horas, podem ser visitadas As exposições “N’Kisse e Sertão”, “Arte Afro-Sertaneja” e, ainda, as sessões de apresentação de trabalhos científicos. A solenidade de abertura acontecerá às 19 horas, com apresentação do Grupo Folclórico Saruê, Grupos Acadêmicos do Samba, Meninas de Minas, Camerata de Violões e Grupo de Danças Compassos.

O curso de Formação Continuada para professores da Educação Básica sobre Relações Étnico-Raciais e o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana capacitará 1,4 mil professores do ensino médio e fundamental da rede pública. São duas temáticas específicas: “História da África” e “Cultura Afro-Brasileira”. As aulas presenciais para os docentes inscritos acontecem neste sábado (6/07), das 8 às 18 horas, nas salas do prédio 2, no campus-sede.

Mais informações pelo telefone (38) 3229-8409.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia