O professor Evaldo Ferreira Vilela é o novo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, assinou nessa segunda-feira (15/12), o termo de nomeação. A solenidade foi no auditório da Fapemig com a presença de diversas autoridades, entre as quais o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela. Evaldo Vilela assume o cargo, até então, ocupado pelo professor Mário Neto Borges, Doutor Honoris causa da Unimontes.

Durante a solenidade, o professor Mário Neto destacou que, quando assumiu a presidência da Fapemig, em 2004, a Fundação atendia apenas instituições federais com poucas bolsas e atualmente atende instituições públicas e privadas que trabalham com ciência, tecnologia e inovação.

“Conseguimos tornar a Fapemig uma instituição de credibilidade, pois fizemos o melhor possível para que Minas Gerais alcançasse a melhor ciência, tecnologia e inovação do Brasil. Saio com o sentimento de dever cumprido”, ressaltou.

possefapemig destaque

O reitor João Canela, o governador Alberto Pinto Coelho e o presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Júnior, na solenidade de nomeação do novo presidente da Fapemig

Já o novo presidente da Fapemig reforçou que a Fundação tem uma ação reconhecida em Minas Gerais e que pretende ampliar os avanços em suas áreas de atuação, em sintonia com o governo do Estado. Ele enalteceu o trabalho feito pelo antecessor e observou que pretende trabalhar em parceria com outros setores da sociedade.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, observou que a Fapemig tem sido fundamental para os avanços da Universidade Estadual de Montes Claros. “Graças à Fapemig tivemos avanços importantes em diversos marcadores, aliando o apoio da fundação à competência de nossos professores e dos pesquisadores” disse.

João Canela enalteceu também o trabalho do professor Mário Neto na presidência da Fapemig. “Mário Neto é um grande parceiro da Unimontes, sempre compreendeu as nossas necessidades e atuou de forma próxima e solidária com as nossas demandas”. Com relação ao novo presidente da Fapemig, o reitor destaca a excelente relação com Evaldo Vilela, que foi secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 2007 a 2014, e ocupava o cargo de diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia