Seis propostas de pesquisas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foram aprovadas em cinco editais do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), do Banco do Nordeste – referente ao exercício de 2011. O Etene/Fundeci tem como objetivo o incentivo à Pesquisa e Difusão Tecnológica.

No âmbito da Unimontes, os trabalhos são de professores dos cursos de graduação em Agronomia e Zootecnia e dos mestrados em Produção Vegetal no Semiárido e de Zootecnia, todos ministrados pela universidade no campus de Janaúba (Norte de Minas).

As pesquisas serão desenvolvidas durante 24 meses, a partir da assinatura do contrato com o BNB. Estão envolvidos 20 professores e seis acadêmicos dos referidos cursos, com financiamento de aproximadamente R$ 250 mil.

COMPROMISSO

O pró-reitor de Pesquisa da Unimontes, Vicente Ribeiro Rocha Júnior, destaca a importância da aprovação dos projetos pelo Banco do Nordeste, “uma agência de fomento séria e respeitada em todo o País”. Ele ressaltou também que “essa conquista evidencia mais uma vez o comprometimento da universidade com o desenvolvimento científico e tecnológico da agropecuária regional, de forma sustentável”.

Foram aprovadas as seguintes propostas: “Avaliação econômica e zootécnica de fontes alternativas de compostos nitrogenados na alimentação de vacas mestiças em lactação em sistemas de confinamento”, coordenada pelo professor Vicente Ribeiro Rocha Júnior; “Estratégias de suplementação de bovinos de corte em pastejo no período de transição águas/seca”, do professor Dorismar David Alves; e “Avaliação de linhagens selecionadas de feijoeiro na região Norte de Minas Gerais”, do professor Abner José de Carvalho.

E ainda: “Prospecção de Variedade de cana-de-açúcar para tolerância ao estresse hídrico no Norte de Minas”, do professor Carlos Eduardo Corsato; “Folha de bananeira em substituição de sorgo na alimentação de ovinos em confinamento”, do professor Dorismar David Alves; e “Seleção de porta-enxerto de maracujazeiro resistente à Fusarium spp. e Meloidogyne javanica”, da professora Adelica Aparecida Xavier.

“Os trabalhos abordam temas de grande relevância para o incremento da produção animal e vegetal no semiárido norte-mineiro”, complementou o pró-reitor de Pesquisa da Unimontes.