O acervo bibliográfico da Biblioteca Central Professor Antonio Jorge, no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), é objeto de um estudo que identifica os fatores da degradação física e/ou biológica de livros, revistas e outras publicações disponíveis para a comunidade acadêmica.

Participam dos trabalhos os professores do departamento de História e do departamento de Educação – vinculados ao Centro de Ciências Humanas -, a diretoria da Biblioteca Universitária, além de seis estagiários que são alunos do ensino médio de escolas públicas de Montes Claros.

A pesquisa teve início no primeiro semestre, sendo dividida em áreas temáticas. Até dezembro próximo, serão contemplados os acervos relacionados a Religião, Ciências Sociais, Matemática, História, Medicina e Literatura. Em 2013, seis outras áreas serão definidas e trabalhadas pelos pesquisadores.

Os estudos são coordenados pela professora Filomena Luciene Cordeiro, com o apoio dos professores Elizabete Barbosa Carneiro, João Olímpio Soares dos Reis, Roseli Aparecida Damaso Messias Garcia, Cláudia Silene Souza Dias Soares e Leda Raquel de Almeida.

Segundo a professora Filomena Luciene Cordeiro, a pesquisa permitirá, além do conhecimento do nível de comprometimento do acervo bibliográfico da Universidade – sobre manuseio e incidência de fatores naturais – identificar em quais as áreas de conhecimento há maior incidência da degradação. Há casos de livros com riscos de canetas e lápis e até mesmo de páginas arrancadas. Também em destaque nesse estudo, observa a coordenadora, “a oportunidade de inserção de estudantes do ensino médio de escolas públicas de Montes Claros no ambiente universitário” e, ao mesmo tempo, “um argumento científico que pode reforçar a campanha de preservação do acervo da biblioteca”.

CURSO

Nesta terça-feira (14), a partir das 14 horas, na Biblioteca Central, será ministrada mais uma etapa do curso de tratamento dos livros para as pessoas envolvidas nos trabalhos. Ao término da pesquisa, um documento será encaminhado à Pró-Reitoria de Extensão visando a elaboração de uma campanha de conscientização junto ao público usuário da Biblioteca Central.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia