O acervo bibliográfico da Biblioteca Central Professor Antonio Jorge, no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), é objeto de um estudo que identifica os fatores da degradação física e/ou biológica de livros, revistas e outras publicações disponíveis para a comunidade acadêmica.

Participam dos trabalhos os professores do departamento de História e do departamento de Educação – vinculados ao Centro de Ciências Humanas -, a diretoria da Biblioteca Universitária, além de seis estagiários que são alunos do ensino médio de escolas públicas de Montes Claros.

A pesquisa teve início no primeiro semestre, sendo dividida em áreas temáticas. Até dezembro próximo, serão contemplados os acervos relacionados a Religião, Ciências Sociais, Matemática, História, Medicina e Literatura. Em 2013, seis outras áreas serão definidas e trabalhadas pelos pesquisadores.

Os estudos são coordenados pela professora Filomena Luciene Cordeiro, com o apoio dos professores Elizabete Barbosa Carneiro, João Olímpio Soares dos Reis, Roseli Aparecida Damaso Messias Garcia, Cláudia Silene Souza Dias Soares e Leda Raquel de Almeida.

Segundo a professora Filomena Luciene Cordeiro, a pesquisa permitirá, além do conhecimento do nível de comprometimento do acervo bibliográfico da Universidade – sobre manuseio e incidência de fatores naturais – identificar em quais as áreas de conhecimento há maior incidência da degradação. Há casos de livros com riscos de canetas e lápis e até mesmo de páginas arrancadas. Também em destaque nesse estudo, observa a coordenadora, “a oportunidade de inserção de estudantes do ensino médio de escolas públicas de Montes Claros no ambiente universitário” e, ao mesmo tempo, “um argumento científico que pode reforçar a campanha de preservação do acervo da biblioteca”.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia