Um dos destaques do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, oferecido no Campus Paracatu (Noroeste do Estado), é o projeto de pesquisa Efeito da Aplicação de Bioestimulante e Fertilizante no Desenvolvimento e Produtividade do Feijão-Caupi. A iniciativa envolve bolsistas de iniciação científica BIC/Campi. Com o objetivo de aprimorar as pesquisas e aprender a realidade de grandes negócios, os alunos do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio realizaram visita técnica à Feira Internacional dos Cerrados (AgroBrasília), na Capital Federal, no dia 17 de maio último.
O objetivo da visita foi conhecer as inovações tecnológicas do agronegócio brasileiro. Os acadêmicos (primeiro, terceiro e quinto períodos) assistiram diversas palestras e conheceram as inovações tecnológicas desenvolvidas por importantes instituições do setor.
“A visita fortalece as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo curso. A participação de nossos alunos nos debates, visitas às estações experimentais e vitrines tecnológicas promovidas pela feira fomenta a formação plena do futuro Gestor do Agronegócio”, destaca o professor Hugo Tiago Ribeiro, integrante do departamento de Ciências Agrárias da Unimontes e coordenador da pesquisa sobre o Efeito da Aplicação de Bioestimulante e Fertilizante no Desenvolvimento e Produtividade do Feijão-Caupi
Durante a AgroBrasília, os acadêmicos participaram do Fórum AgroMulher. Foram ministradas palestras e workshops com os temas ‘Inoculação Micorrízica: ganhos em produtividade e melhorias na qualidade dos solos agrícolas”, “Viticultura no Planalto Central”, “Pecuária de Corte” e “Arbitragem no Agronegócio”.
AÇÕES VOLTADAS PARA A REGIÃO
Atualmente, o curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio da Unimontes oferecido no Campus Paracatu é coordenado pelo professor Luiz Henrique Arimura Figueiredo. “Várias atividades desenvolvidas pelos acadêmicos são focadas em ações do curso que visam as melhorias para a região”, destaca a professora Elizabete Xavier da Silva, coordenadora do Campus de Paracatu.
O curso superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio tem como proposta a formação de profissionais com visão sistêmica da estrutura de produção agrícola e da gestão de políticas públicas voltadas ao meio rural, com capacidade para gerar tecnologias, operar, maximizar e dar sustentabilidade aos sistemas agroindustriais, a partir do conhecimento das atividades rurais e das relações intersetoriais com o mercado.
Saiba mais sobre o curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio