Os alunos dos cursos de Enfermagem e Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros assistiram na manhã dessa sexta-feira (1º/4), à palestra “Bioética e Filosofia”, com abordagem do vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza. A atividade foi organizada pelas professoras Simone de Melo Costa e Orlene Veloso Dias, do curso de Enfermagem, no auditório Mário Ribeiro da Silveira, prédio 6 do campus-sede.
Doutor em Ciências Humanas/História Social pela Universidade de São Paulo (USP), o professor Antonio Alvimar destacou a importância da ética na vida profissional e chamou atenção para a relação entre a bioética e o exercício da atividade profissional nas duas áreas.
O vice-reitor salientou que a bioética define princípios que devem orientar a vida dos seres humanos. “O primeiro princípio é do respeito. Em seguida, existem os princípios da autonomia, do direito à informação e do exercício da liberdade de escolha”, observou.
“Cada pessoa tem o direito de tomar suas decisões. Mas nunca devemos decidir pensando somente em questões individuais, mas focados na promoção do bem”, completou.
O vice-reitor ressaltou a importância do conhecimento, lembrando que, atualmente, “vivemos numa sociedade altamente tecnológica”. Segundo ele, “o conhecimento é o maior presente que podemos deixar para uma pessoa. Obter mais conhecimento nunca é demais. A falta dele torna-se um problema”.
Por outro lado, ponderou: “o conhecimento não pode ser visto como um instrumento de poder, mas como um mecanismo de prestar serviços à sociedade”.