Visão de negócio, tomada de decisão, raciocínio estratégico e habilidades de gestão. Ferramentas exploradas de forma coletiva pelos acadêmicos do 6º período do curso de Ciências Econômicas, da Universidade Estadual de Montes Claros, que renderam o primeiro lugar geral da segunda fase do Global Management Challenge (GMC). A competição, que envolve 30 países, existe desde 1980 com a participação de universitários de várias áreas de formação e que tem por finalidade promover o aprendizado prático de habilidades – na forma de competição.

A disputa é baseada na análise de relatórios (incluindo balanços e demonstrativos de resultados) e indicadores de negócio e exige que as equipes desenvolvam seus cálculos e planilhas, potencializando a capacidade de lidar com uma grande quantidade de dados numéricos.

Cada País participante organiza suas rodadas nacionais e cada equipe é formada por três ou quatro integrantes. Em conjunto, eles administram ações como Marketing, Finanças, Produção e Recursos Humanos – de forma a elevar o valor de suas ações acima de seus concorrentes.

A equipe da Unimontes, denominada “Giants of Strategy” é formada pelos acadêmicos Paulo Ricardo Prates, Hebert Santos Nogueira, Wendeo Silva Souza e Wanderson Alves. Eles passaram por dez rodadas avaliando situações sobre como gerir uma empresa levando em consideração fatores econômicos, contábeis, administrativos e de produção. As dez rodadas foram realizadas via on-line pela plataforma da GMC.

MELHOR ENTRE 64 EQUIPES

O primeiro lugar geral da segunda fase foi conquistado numa disputa contra outras 63 equipes brasileiras. “Estamos muito felizes pela conquista do primeiro lugar geral numa competição que começou com mais de 200 equipes. Agora, estamos preparando para a fase final nacional. É a chance de colocar em prática o conhecimento adquirido na Universidade”, afirmou o líder da equipe Paulo Ricardo Prates.

capaNa avaliação do competidor, além da experiência de competição, ele reconhece que o GMC permite, ainda, o amadurecimento do nível de perícia – ainda que sejam profissionais em formação. “Nosso avanço se deu também em função da ajuda e do grande apoio de professores do Departamento de Ciências Econômicas, em especial, as professoras Tânia Marta Maia Fialho e Elbe Brandão, que sempre nos deram incentivo e apoio”.

Por sua vez, Hebert Santos Nogueira destacou as dificuldades enfrentadas nas dez rodadas da competição e, também, a expectativa de participação na etapa final em nível nacional. “Fiquei surpreso com nosso desempenho e o envolvimento de todos. Estou confiante para a fase final nacional e vou me dedicar muito para participar junto com os colegas da fase internacional”, pontuou.

A etapa final nacional será realizada em São Paulo/SP, em 25 de fevereiro próximo. A equipe vencedora irá representar o Brasil na final Internacional, agendada para Macau (China) – em abril de 2016. A equipe vencedora será certificada pela EFMD – European Foudation for Management Development”, atestando “sua eficácia como ferramenta no desenvolvimento das habilidades de gestão”. O prêmio para a melhor equipe nacional é de R$7.000,00 (sete mil reais) e o prêmio para o vencedor internacional é de €5.000,00 (cinco mil euros).

Mais informações sobre o GMC Brasil na página eletrônica oficial do evento www.globalchallenge.com.br.