Estão abertas as inscrições para o processo de seleção do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional para os cursos contemplados pelo Mecanismo de Acreditação de Cursos de Graduação do Mercosul (Marca). A Universidade Estadual de Montes Claros participa do programa com o envio de estudantes e também com o acolhimento acadêmicos. As três vagas disponíveis para intercâmbio são para os cursos de Agronomia da Universidade Nacional de Cuyo (Argentina); Universidade Real y Pontifícia San Francisco Xavier de Chuquisaca (Bolívia) e Universidade de Concepción (Chile).

Segundo o professor Mauro Koji Kobayashi, coordenador do curso de Agronomia, a Unimontes conquistou a acreditação do Mercosul nesta área ano passado e, por isso, é beneficiado com a inclusão no programa. O “Marca” é um programa promovido pelo setor educacional dos governos dos países do Mercosul e a mobilidade se dá entre os países do Mercosul durante períodos letivos regulares de um semestre acadêmico. As instituições devem ser reconhecidas pelo sistema Arcu-Sul.

ARCU-SUL

Por sua vez, o Arcu-Sul é um sistema de acreditação que visa o reconhecimento regional da qualidade acadêmica no âmbito do Mercosul e dos Estados Associados. De acordo com as avaliações realizadas pelo Setor Educacional do Mercosul, essa avaliação é um elemento essencial para a melhoria da qualidade da Educação Superior e um avanço no processo de integração regional. O professor Kobayashi acrescenta que o curso de Agronomia é o primeiro curso da Unimontes a receber esse selo de qualidade, e tem validade até março de 2019.

Os acadêmicos interessados têm até o dia 26 de maio para a inscrição. Estão habilitados, os graduandos em Agronomia da Unimontes, que estejam matriculados entre o 5º e o 8º períodos, com pelo menos 40% do curso integralizado – e com o registro de mínimo 600 pontos (mínimo) no Exame Nacional do Ensino Médio (exame realizado a partir de 2009).

Os estudantes beneficiados receberão auxílio financeiro da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) para as passagens aéreas, instalação, seguro saúde. Receberão ainda, auxílio financeiro do Governo do país de destino, para despesas com alojamento, alimentação e transporte, durante o período de intercâmbio.

O formulário de inscrição está disponível no endereço eletrônico http://www.cienciasagrarias.com.br/programa-marca-arcusul e deverá ser preenchido e entregue na coordenação do curso de Agronomia da 7h10 às 13h, com os demais documentos solicitados. Da mesma forma que a Unimontes envia alunos para outros países, ela também recebe. O campus de Janaúba receberá no segundo semestre três alunos da Universidade Nacional de Cuyo (Argentina); Universidade Nacional do Sul (Argentina) e da Universidade Maior de San Andrés/La Paz (Bolívia).

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia