Olhar firme, cabelo estilo afro, mulher decidida. Natural de Montes Claros , atualmente residindo em Capitão Enéas, Hanna Ferreira Souza de 16 anos faz o curso Técnico em Enfermagem pelo Centro de Educação Profissional e Tecnológico (CEPT) da Universidade Estadual de Montes Claros. A estudante foi selecionada para ser uma das representantes do Norte de Minas do Miss Beleza Negra Top Universo 2017, evento que acontece em Porto Seguro-BA, entre os dias 16 e 18 de novembro.

Hanna conta que se inscreveu no concurso, mas não tinha condições financeiras para pagar as diárias do evento, até que, sensibilizados, “alguns patrocinadores me incentivaram e cobrirão toda a minha estadia e despesas que terei em Porto Seguro”, comemora a estudante.

177fae1c-96bd-48aa-bd71-5d6d7e232b33

Este é o primeiro concurso nacional de beleza negra que a estudante Hanna participa. “Foram dias de muita luta, correria. Tive que conciliar com os estudos para conseguir tudo que um evento nacional exige. Graças a Deus e a todos que me apóiam, está tudo dando certo até então”, explica a estudante.

Acostumada a pegar, diariamente, a estrada  de Capitão Enéas para Montes Claros –  63,5 quilômetros, Hanna acredita que independentemente do resultado do concurso, já se sente realizada. “Só de estar entre outras modelos já estou muito feliz. O objetivo é representar a mulher na sociedade, na moda, na vida. Acredito que a vencedora representará todas nós. Somos uma família”.

PRECONCEITO E GARRA

24d1f657-a451-43c6-a06e-af817dd4361f

Apesar da pouca idade, a família deu total apoio ao sonho da estudante, que quer também ser referência e ter voz na luta contra o preconceito no país.

“Ela é bonita, mas é preta; não vou brincar com ela, professora. Ela é preta; ‘O cabelo dela é horrível’. Várias vezes ouvi esse tipo de coisa e cheguei em casa triste, chorando”, relatra a estudante. Ela destaca o apoio recebido dos pais. “Sempre conversei com os meus pais. E eles sempre me mostraram a verdade. A cor da da pele não muda nada. As pessoas têm que entender que a gente gosta de ser negro, ama a nossa cor e ninguém pode tentar diminuir o outro pela cor da pele”, pondera Hanna.

“Venci algumas etapas da vida. E posso dizer que o preconceito não me abala, por que de uma hora ou outra me deparo com esta situação, mas me sinto fortalecida me inspirando na frase do Nelson Mandela: ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”.

Hanna segue determinada nos estudos pela Unimontes no curso Técnico em Enfermagem e, agora mais recentemente, nos palcos da moda. O resultado do concurso Miss Beleza Negra Top Universo 2017 será ser divulgado neste sábado (18 de novembro).