A Câmara de Orçamento e Finanças, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), autorizou a nomeação de mais 13 (treze) candidatos aprovados no Concurso Público para Provimento de Cargos da Carreira de Médico Universitário, que serão lotados no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Unimontes. O certame foi realizado em dezembro de 2016 com a oferta de 100 vagas para diversas especialidades.

O pedido de mais nomeações foi feito pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela. A solicitação foi atendida pelo secretário Helvécio Miranda Magalhães Júnior (Seplag).

Nessa terça-feira (19/6), o reitor esteve em reunião com o secretário Helvécio Magalhães para tratar deste e de outros assuntos relativos às atividades e funcionamento da Unimontes. A reunião de trabalho teve também a participação do vice-reitor, professor Antonio Alvimar Sousa, do pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Roney Versiani Sindeaux e do diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Allysson Danilo Dantas.

“O concurso para médico universitário é um marco histórico para nossa instituição. Lutamos pela realização e, agora, contamos com o apoio do Governo do Estado que demonstra sensibilidade ao autorizar novas nomeações. O Hospital Universitário é o único da região Norte de Minas que atende 100% SUS e presta serviço de qualidade nas diferentes áreas da saúde. Portanto, é altamente positivo esse atendimento ao nosso pleito”, reforçou o reitor.

A autorização da COF para mais treze nomeações contemplará as seguintes especialidades:anestesiologista, cirurgião geral, cirurgião pediátrico, clínica médica, clínico geral (pronto socorro e UTI adulto), ginecologista e pediatria.

Conforme a Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), a primeira nomeação aconteceu em 20 de setembro de 2017 com 66 aprovados;60% destes profissionais já atuam no setor de emergência e urgência do HUCF.

Após a autorização, o próximo passo é aguardar a publicação das nomeações no Diário Oficial do Estado – “Minas Gerais”. A partir daí, os candidatos terão 30 (trinta) dias para tomar posse e entrar em exercício, atendendo exigências funcionais como conclusão de exames admissionais e procedimentos necessários para a respectiva posse.

INVESTIMENTO ORÇAMENTÁRIO

Durante a reunião de trabalho, realizada na Cidade Administrativa (Belo Horizonte), a gestão da Universidade destacou a importante ajuda do Governo do Estado que, ao longo dos anos ampliou a participação orçamentária na Universidade Estadual de Montes Claros. Atualmente, estão em andamento 35 obras no campus-sede e em outras unidades da Instituição.

Conforme levantamento feito pela Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças de 2010 a 2018 o orçamento da universidade cresceu em aproximadamente 168% com destaque para a participação do Estado nas ações de custeio e investimento que cresceram seis vezes neste período.

“O governo é um parceiro importante da Unimontes. Obras e ações estruturantes como a realização dos concursos públicos para professor e médico universitário não seriam possíveis sem este apoio”, acrescentou o vice-reitor professor Antonio Alvimar.

TAGS:DDRH