O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago, assinou, na manhã desta terça-feira (26/08), portaria estabelecendo luto oficial na instituição por três dias, em razão do falecimento do professor e pesquisador Heiberle Hisberger Horácio, presidente da Associação dos Docentes da Unimontes – Adunimontes, ocorrido na noite de segunda-feira (25/08). Conforme a Portaria 700/2025, o luto oficial foi decretado para os dias 26, 27 e 28 de agosto.
O professor e pesquisador Heiberle Hisberger Horácio faleceu aos 45 anos. Ele foi empossado na Unimontes em 3 de novembro de 2015, após aprovação em concurso público para professor de nível superior. Heiberle Horácio assumiu a presidência da Adunimontes em 29 de maio último.
Na portaria assinada pelo reitor Wagner de Paulo Santiago, é mencionado que o professor Heiberle Hisberger Horácio, graduado em História e Filosofia, doutor e mestre em Ciência da Religião e pós-doutor em Ciências Sociais, “teve profícua atuação como professor efetivo, atuando em cursos de graduação e pós-graduação da Unimontes, coordenador do curso de Ciências da Religião e de importantes projetos de pesquisa e extensão no âmbito da Universidade”.
A publicação ressalta o trabalho do professor Heiberle Hisberger Horácio na “realização de estudos e pesquisas envolvendo filosofia política, pedagogias decoloniais, povos indígenas – especialmente da etnia Xakriabá –, comunidades tradicionais e outros, prestando assim relevante contribuição ao desenvolvimento da Universidade Estadual de Montes Claros e do Norte de Minas. Destaca ainda que, como presidente da Associação dos Docentes da Unimontes – Adunimontes, ele pautou sua atuação pela relação harmoniosa institucional e pela defesa dos legítimos interesses da categoria”.
