Espetáculo Pianíssimo foi o premiado como o melhor da Mostra de Teatro de Montes Claros por meio do júri popular (Fotos: Divulgação)

As produções desenvolvidas no âmbito do curso de Artes Teatro da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foram destaque na 19ª Mostra de Teatro de Montes Claros, realizada no período de 17 a 31 de julho. Foram selecionados 10 espetáculos para apresentação durante o evento, vários deles com a participação de professores, egressos e acadêmicos do curso da Unimontes.

A Mostra de Teatro foi promovida pela Associação de Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversão (Aarted), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros. Por meio de júri popular, foram premiados os três melhores espetáculos apresentados, dos quais dois vinculados diretamente ao curso de Artes/Teatro da Unimontes.

Guilherme Aquino foi figurinista nos dois espetáculos da Unimontes premiados

O público elegeu como o primeiro lugar da mostra o espetáculo “O Pianíssimo”, baseado na obra de Tim Rescala, dirigido pela professora mestre Mirian Walderez Oliva de Abreu, com a participação da professora mestre Maria Amélia Castilho Feitosa Callado (preparação vocal). Na direção, a professora Mirian Walderez contou com o apoio da acadêmica Isadora Pamplona, que pesquisou sobre o processo de montagem de um musical no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

“Tivemos um reconhecimento vindo da própria plateia. O mais importante foi ver o nosso trabalho reconhecido e perceber que o nosso curso tem base teórica e tem base prática teatral”, afirmou Miriam. Ela ressaltou a dedicação da equipe envolvida no espetáculo “O Pianíssimo”, com cinco meses para a preparação e montagem do espetáculo, mesclando a encenação e a parte vocal. “Foi um tempo curto e houve o esforço e união de todos os envolvidos”, ressalta.

“Com o espetáculo, deixamos uma forma estética de teatro que pode ser feita em Montes Claros. Podemos observar o quanto temos de talentos, tanto voltados para a música como para o teatro”,enfatizou.

Foi premiado em terceiro lugar na mostra o espetáculo “Nós e Nós”, dirigido pela professora mestre Nelcira Durães, encenado pelos egressos, recém formados do Curso de Artes Teatro da Unimontes. “A premiação foi muito motivadora. Representa o reconhecimento de um trabalho e amadurecimento dos nossos alunos. Além disso, também nos desafia a fazer sempre melhor”, avalia a professora Nelcira Durães.

Os dois espetáculos premiados durante a Mostra de Teatro tiveram, ainda, a participação de Guilherme Aquino, egresso do curso de Artes Teatro da Unimontes. Ele foi figurinista das duas montagens.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025