O Núcleo de Ópera da Universidade Estadual de Montes Claros realizará uma programação especial para comemorar os 25 anos de atividades deste estilo musical no município. Nos dias 7 e 8 de maio, no auditório do Centro Cultural Hermes de Paula, será apresentado o espetáculo “Suor Angelica”, do italiano Giácomo Puccini. O acesso é gratuito e o público poderá participar da campanha do Núcleo em prol do Lar das Velhinhas, com a doação de alimentos não-perecíveis, fraldas geriátricas e itens de higiene pessoal para aquela casa de saúde.
A produção é do Núcleo de Ópera e do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez (CELF), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes e da Companhia de Ópera do Espírito Santo (com colaboração direta no figurino). A direção artística é de Francisco Mayrink. No acompanhamento musical, teclado, piano digital e vários tipos de percussões.
O elenco do espetáculo é formado por professores, acadêmicos, egressos, cantores líricos do CELF e voluntários. São 35 pessoas, entre cantores, músicos, produtores, diretores, cenógrafos e figurinistas.
Mães
Além da data comemorativa e da campanha social, o evento prestará homenagem ao mês das Mães, celebrado em maio. Serão duas apresentações diárias, às 19 e 21 horas.
De acordo com a professora Maristela Cardoso, coordenadora do Núcleo de Ópera da Unimontes, a recita “Suor Angelica” conta a história de uma princesa que se engravidou fora do matrimônio e, como penitência foi enviada por sua família a um convento. “É uma história comovente, porque ela passou a viver enclausurada, longe do filho, e a criança viria a falecer sem que ela soubesse. Desesperada, Angélica tira a própria vida”, completa a professora.
Os ensaios acontecem diariamente – inclusive aos finais de semana -, em sessões de duas horas cada.