Como parte das comemorações dos 50 anos da Universidade Estadual de Montes Claros, o Grupo de Danças Compassos, do departamento de Educação Física e Desporto, apresenta nesta quinta e sexta-feira (6 e 7/12), às 20h30, no pátio do Casarão da Fafil, o espetáculo “É Muito Rápida esta História”.

O espetáculo é baseado nos traços da modernidade que refletem nos impactos cotidianos, resume a professora Janice Guimarães Carvalho, coordenadora do grupo. “O processo coreográfico foi elaborado a partir de laboratórios coletivos sobre a temática, partindo da concepção dos próprios dançarinos”, completou.

Na concepção adotada pelo Compassos, foram abordados temas muito próximos das próprias pessoas envolvidas ao grupo, como a universidade, a ciência, o desenvolvimento, a tecnologia e a velocidade. O espetáculo marca outro olhar sobre a dança produzida, inspirada no dia-a-dia e no avanço de 50 anos da universidade pública.

Ensaio Compassos

Ensaios aconteceram no próprio Casarão da Fafil, local das duas apresentações (foto Divulgação)

“Posso dizer, ainda, que a produção também mostra o crescimento de uma cidade que se urbaniza e as mudanças de sua gente em meio à novidades e inovações cotidianas”, finalizou Janice.

O GRUPO – Também coordenadora do Compassos, a professora Elisângela Chaves explica que o grupo é formado por acadêmicos de diferentes cursos, professores e ex-alunos, além de pessoas da comunidade, tendo como principal objetivo “vivenciar a produção artística livre como exercício da cidadania”. O grupo é formado por 20 dançarinos sob a coordenação também da professora Fernanda Souza Cardoso.

Entre as produções artísticas do Compassos são destacados os espetáculos “Encerrados”, em 2002 (mostrando a vida do cerrado norte-mineiro); “Retratos”, em 2005 (analisando a vida moderna e o cotidiano); “Passiflora Incarnata”, em 2007 (retratando a paixão simbolizada pela flor do maracujá); e “Ser Tão Mulher”, em 2008 (que integrou o seminário internacional Guimarães Rosa).

Nas apresentações destas quinta e sexta-feira, haverá cobrança de ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).