A água é um elemento vital e, cada vez mais, aumenta a preocupação da sociedade com a conservação tendo em vista sua escassez e a contaminação dos mananciais disponíveis. A questão dos recursos hídricos será debatida na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) nesta terça-feira (28/4), com palestra do professor Marcelo Libânio, titular do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), reconhecido como um dos maiores especialistas no assunto.
Aberta gratuitamente ao público, a palestra será proferida às 14 horas, no auditório do prédio 6 do Campus Universitário. A mediadora será Mônica Maria Ladeia, coordenadora do Laboratório Regional Norte (LTN) da Copasa, empresa que controla a qualidade da água que abastece a população de Montes Claros. A iniciativa é da coordenação do curso de Engenharia Civil, inserida no projeto “Papo CIVILizado – Água – Qualidade e Técnicas de Tratamento”. O evento conta com o apoio da UFMG e da Copasa.
O coordenador do curso de Engenharia Civil da Unimontes, professor Guilherme Augusto Guimarães Oliveira, ressalta que o objetivo do evento é proporcionar um debate amplo entre os alunos, profissionais da área e outros interessados num momento bem oportuno, quando se busca alternativas para o enfrentamento da crise hídrica.
“A proposta é aproveitar a presença do professor Marcelo Libânio para debater as melhores medidas para a garantia do abastecimento humano num período que vivenciamos a crise hídrica. E Minas Gerais não foge à regra”, salienta.Ele ressalta que o evento será de grande importância para os alunos do curso de Engenharia Civil da Unimontes. “Um dos pilares do nosso curso de é o saneamento básico, envolvendo o abastecimento de água e o tratamento dos esgotos”, observa o coordenador do curso, acrescentando que os acadêmicos do 7º período do curso são incentivados a desenvolverem projetos de pesquisa na área de saneamento.
Guilherme Guimarães destaca que a questão também é de grande interesse para os profissionais da área. “O engenheiro civil é responsável por projetos de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, portanto, deve ter conhecimento das técnicas relacionadas a estes processos”, enfatiza.
CURRÍCULO
O professor Marcelo Libânio é doutor em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutor pela Universidade de Alberta (Canadá). Tem experiência também na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em qualidade e tratamento de águas de abastecimento, e de hidráulica de condutos forçados. Além disso, é autor de diversas publicações entre as quais o livro “Fundamentos de Qualidade e Tratamento de Água”.
SERVIÇO
Palestra sobre Abastecimento de Água – professor Marcelo Libânio
Data: terça-feira (28/4)
Horário: 14 horas
Onde: auditório do prédio 6 do campus da Unimontes