Ambiente é destinado ao descanso, leitura, alimentação e lazer da comunidade acadêmica

O campus sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) conta com novo ambiente acolhedor, destinado ao descanso, leitura, alimentação e lazer dos integrantes da comunidade acadêmica. O “Espaço InterAções” foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (9/06).

Foto: Ascom Unimontes

O espaço foi idealizado no âmbito do Projeto Circule pelo Campus, com o objetivo de criar um ambiente destinado a promover a convivência, o bem-estar e a integração entre professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos da instituição. O espaço fica situado no andar térreo do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), prédio 1 do campus sede da Unimontes.

A estrutura foi equipada com móveis, mesa de jogos e itens que garantem conforto e funcionalidade. O ambiente também ganhou uma identidade visual própria, com pinturas e intervenções artísticas realizadas em parceria com o Projeto CAV, coordenado pela acadêmica Nadla Luiza de Jesus Silva (Nalu), do curso de Artes Visuais.

Presidida pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, a cerimônia contou com a presença da vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputada estadual Leninha, que destinou emenda parlamentar no valor de R$ 60 mil para a estruturação do espaço. Participaram ainda o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha; a diretora do CCSA, professora Claudiana Aparecida Leal de Araújo; a idealizadora do projeto, professora Leni Maria Pereira Silva (também coordenadora do Projeto Circule pelo Campus), juntamente com a servidora Ronia Cristina de Oliveira.

“A inauguração do Espaço InterAções representa mais do que a entrega de uma nova estrutura: simboliza o fortalecimento do diálogo e do convívio no ambiente acadêmico, tornando a universidade ainda mais viva, colaborativa e humana”, afirma a diretora do CCSA, professora Claudiana Aparecida.

Também estiveram presentes a vereadora Iara Pimentel, o presidente da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), professor Herbert Alcântara Ferreira, pró-reitores, diretores de centros, chefes de departamentos, coordenadores de curso, docentes, servidores técnico-administrativos e acadêmicos.

Durante seu pronunciamento, a deputada Leninha ressaltou o orgulho de contribuir com a universidade, da qual faz parte desde sua trajetória anterior à vida política.


“Sou parte desta casa, da história da Unimontes, e fico muito feliz em contribuir com iniciativas como essa. Destinar recursos é apenas o começo, tirar os projetos do papel, superar entraves legais e fazer acontecer é uma verdadeira maratona. O que construímos aqui é um símbolo da nossa luta por uma universidade pública, gratuita, de qualidade, que valoriza seus servidores, professores e, sobretudo, cuida dos seus alunos e alunas.”

Na oportunidade, o reitor Wagner de Paulo Santiago ressaltou o caráter humano e coletivo da iniciativa.


“A universidade é, antes de tudo, um lugar de encontros, convivência e de partilha. O Espaço InterAções materializa essa ideia, oferecendo à nossa comunidade um ambiente acolhedor, pensado para o bem-estar de todos. Essa entrega é resultado de um projeto coletivo, construído com sensibilidade, escuta e compromisso com a qualidade de vida no cotidiano universitário. É assim que seguimos fortalecendo a Unimontes como uma instituição pública humana e plural, cada vez mais próxima das pessoas.”

Fotos: Ascom Unimontes

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Museu da Unimontes abre a exposição “Entre a Vida e a Morte: uma jornada fotográfica” – de 31 de outubro a 23 de novembro