Nesta sexta-feira (26/8), de 8 às 12 horas, será ministrada a oficina “Letramento Literário em Sala de Aula”, no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O responsável pelos trabalhos será o professor e escritor Rildo José Cosson Mota, uma das maiores referências no País em letramento político e literário.

Também nesta quinta-feira (25/8), às 19h30, ministra a palestra “Literatura na Escola, Sinônimos Indesejados”, no auditório do prédio 3 (Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/CCET), do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.

A iniciativa é do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras. A oficina “Letramento Literário em Sala de Aula” será ministrada na sala 108, do prédio 2 (Centro de Ciências Humanas/CCH).

O público-alvo é constituído por estudantes dos cursos de Letras, professores e profissionais da área atuantes em escolas (nível fundamental e médio) da rede pública e particular de ensino. Os organizadores são Liliane Pereira Barbosa, Maria do Socorro Vieira Coelho e Rejane Patrícia Santos Bonifácio, tendo como monitores Joana Patrícia Barbosa Silva e Luciene de Oliveira Bertulino Fernandes.

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRS), o professor e escritor Rildo José Cosson Mota é autor de vários livros, entre os quais: “Círculos de Literatura e Letramento Literário”, “Fronteiras Contaminadas” e “Letramento Literário – Teoria e Prática”. Atualmente, ele é professor do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados.

Também é pesquisador do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia