Hélio Angotti, diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde
(Foto: Amilton Marques)

“Fortalecer a atuação das escolas técnicas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Esta foi a principal proposta da Oficina Nacional de Planejamento das Atividades das Escolas Técnicas do SUS, realizada em Brasília/DF. A iniciativa foi da Coordenação-Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde (CGATES), do Ministério da Saúde. A Unimontes esteve representada pelo diretor do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), professor Márcio Antônio Alves Veloso, e pelo analista universitário e professor Alcino Franco de Moura Júnior.

O CEPT é a unidade responsável pela gestão da Escola Técnica de Saúde (ETS) da Unimontes, que, desde 1992, oferece cursos para os trabalhadores da área da saúde da região. O evento nacional reuniu dirigentes e assessores de 40 escolas técnicas integrantes da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), responsáveis pela capacitação continuada e técnica dos colaboradores das unidades do Sistema Único de Saúde.

Um dos destaques do evento foi a discussão sobre o desenvolvimento de objetivos e ações estratégicos para atuação da Rede no território brasileiro. Hélio Angotti Neto, diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde (SGTES), apresentou as metas do Ministério da Saúde referentes à educação profissional de nível médio no âmbito da RET-SUS.

A expectativa é que as escolas contribuam para o aprimoramento da atuação dos trabalhadores do SUS e, consequentemente, para a melhoria da assistência à saúde, principalmente na ampliação da cobertura vacinal brasileira.

REPRESENTATIVIDADE

Alcino Franco e Márcio Veloso representaram a ETS, da Unimontes, na oficina nacional

“A oficina mostrou a importância que as escolas técnicas de saúde têm no cenário nacional da saúde. A Escola Técnica da Unimontes é um importante ponto desta rede, como a única em todo o Norte e Noroeste de Minas Gerais e Vales do Jequitinhonha e Mucuri com esta missão”, destacou o diretor do CEPT, professor Márcio Antônio Veloso.

Ministério da Educação – Dentre as atividades em Brasília, os representantes do CEPT estiveram em reunião com o coordenador geral e diretor substituto de Articulação e Execução de Programas de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Bruno Pereira Ribeiro, juntamente com seu assessor Leonardo Pereira. A visita teve como objetivo discutir propostas de apoio a realização de novos cursos técnicos.

O CEPT, além de oferecer capacitação técnica e profissional para os trabalhadores do SUS, por meio de sua Escola Técnica de Saúde, ministra cursos técnicos abertos à comunidade e forma concomitante ao ensino médio. Atualmente, estão em funcionamento o Curso Técnico de Gerência em Saúde e Curso Superior em Tecnologia em Gestão Pública.

Além disso, por meio do Pronatec, são ofertados os cursos técnicos em Administração, Agronegócio, Biotecnologia, Enfermagem, Desenvolvimento de Sistemas, Floresta, Fruticultura, Geoprocessamento, Gerência em Saúde, Rede de Computadores, Meio Ambiente e Vigilância em Saúde. A Unimontes oferece os cursos técnicos em 18 municípios da região. Em 2018, foram quase 3 mil alunos atendidos dentre os cursos citados e outros de formação inicial e continuada também oferecidos.

Além de projetos junto ao Ministério da Saúde, a ETS está abertas às parcerias com prefeituras e demais unidades de saúde da região que queiram desenvolver propostas de formação técnica e continuada na área da saúde.

Relacionadas

Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024