O projeto integra a as atividades da disciplina Organização e Gestão de eventos na escola, ministrada pelo professor Jaime Tolentino Neto. Além de incentivar um novo evento musical ou dançante, o festival tem como meta resgatar a autoestima de jovens e adolescentes por meio da dança.
“Vamos proporcionar múltiplas experiências teóricas e práticas, a partir de um contato mais efetivo e intimista, incentivando a criatividade por meio do movimento”, explica uma das coordenadoras do evento, a acadêmica Beatriz Helaine Cardoso da Silva.
DEPRESSÃO
Um dado importante que motivou o trabalho dos acadêmicos com os estudantes da Escola Normal foi o expressivo número de casos de depressão com início na adolescência e na infância. Conforme levantamento do grupo, pesquisas recentes apontam que cerca de 20% dos estudantes do 2º grau sentem-se profundamente infelizes ou têm algum tipo de problema emocional.
“Muitos adolescentes têm dificuldades para lidar com as necessidades de adaptação. E, certamente, isso provoca a baixa autoestima, o que também diminui a capacidade deles de acreditarem em suas habilidades”, completa a acadêmica Lílian Dhaisa Neves Bastos.
O levantamento feito pelos acadêmicos releva ainda que, dentre as modalidades de exercícios, o “street dance” proporciona a melhor opção para estimular a coordenação motora, bem como o ritmo, a memória e o equilíbrio. “Nossa proposta é oportunizar a prática da dança, oferecendo momentos de socialização, convivência social, alegria e divertimento. Além disso, para os estudantes ficam as múltiplas experiências que motivam ainda mais a participação nas aulas da disciplina organização e gestão de eventos na escola”.
SERVIÇO
1º Festival de Street Dance
LOCAL: Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro
HORÁRIO: 18 horas
DATA: 24/11
Contato: (38) 3229-8291