Solenidade fez parte da comemoração dos 138 anos da cidade

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou, na manhã de sábado (04/10), a entrega da Escola do Programa Brasil Profissionalizado à comunidade de Bocaiuva. A solenidade foi inserida nas comemorações dos 138 anos de emancipação político-administrativa do município.

A cerimônia, em caráter festivo, contou com as presenças do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago; do prefeito de Monte Azul, Saulo Feliciano; do deputado federal Marcelo Freitas; dos deputados estaduais, Arlen Santiago e Oscar Teixeira; do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha e outros integrantes da gestão superior da universidade, juntamente com outras autoridades e expressivo número de moradores.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

A Universidade Estadual de Montes Claros é responsável pela coordenação das obras de 13 escolas do Programa Brasil Profissionalizado no estado, sendo uma delas a unidade de Monte Azul. O programa é implementado pelo Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contrapartida do Governo do Estado de Minas Gerais.

Na oportunidade, o reitor Wagner de Paulo Santiago ressaltou a importância da escola para a melhoria da educação e para a formação profissional na região, destacando também que é motivo de satisfação para a Unimontes entregar uma obra relevante na comemoração do aniversário de Monte Azul.  Ele agradeceu ao Governo do Estado e enalteceu o empenho do governador Romeu Zema; do vice-governador Mateus Simões; e do secretário de Governo, Marcelo Aro, na liberação de recursos para a universidade, que tem viabilizado a implementação de obras pela instituição.

O professor Wagner Santiago salientou que a reitoria da Unimontes determinou como prioridade a agilidade e a conclusão de obras da universidade, incluindo as escolas do Programa Brasil Profissionalizado. Neste ano, Universidade já entregou as unidades de Bocaiuva e de Brasília de Minas e concluiu também a escola de Manga, lembrou.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

O reitor destacou que o prédio entregue em Monte Azul conta com uma arrojada estrutura, com área total de 12 mil metros quadrados e 5.600 metros de área construída. Além de 12 salas de aula, a escola profissionalizante dispõe biblioteca, auditórios e laboratórios de Línguas, Informática, Matemática, Biologia e Química, entre outras instalações.

“Monte Azul ganha uma moderna e ampla escola profissionalizante, abrindo uma nova perspectiva para a preparação da juventude, para um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Podemos dizer mais: essa edificação do Programa Brasil profissionalizado tem todas as condições de ser usada para outras finalidades educacionais, não se limitando a cursos técnicos de formação profissional, mas também ao ensino fundamental, ao médio e ao ensino superior”, afirmou o reitor.

Ele destacou que a Universidade se coloca à disposição do município para a implantação do ensino profissionalizante e de outros cursos na unidade concluída em Monte Azul. “A Unimontes, focada na educação transformadora, estará sempre presente para colaborar e oferecer o suporte necessário para que essa escola tenha o melhor aproveitamento possível. Podem contar com o nosso apoio, podem contar com a Unimontes. Parabéns, Monte Azul. Que venham mais 138 anos”, concluiu o reitor.

Por sua vez, o prefeito Saulo Feliciano destacou que a cidade ganha novas perspectivas de desenvolvimento com a implantação do Programa Profissionalizado, com a possibilidade de melhorar a formação profissional e facilitar a entrada da juventude no mercado de trabalho. Ele agradeceu a Unimontes pela conclusão do prédio e ressaltou que a Prefeitura pretende contar com a parceria da universidade para instalar e manter cursos de formação profissional na unidade.

Fotos: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Relacionadas

Campus Montes Claros da UFMG promove aula aberta sobre urbanização e natureza na cidade e no campo
Museu da Unimontes abre logo mais a exposição “Terra Queimada”, testamento vivo da tradição e da terra
Proades realiza, em dois campi da Unimontes, o Seminário de Atualização do PAE-MG – Inscrições abertas
Inscrições para o III Xirê da Consciência Negra começam na próxima sexta-feira
Professor da Unimontes reflete, em livro, sobre Ciência e Política como vocação à luz de Max Weber
Livro sobre psicanálise nas políticas públicas será lançado no campus-sede da Unimontes em 21 de outubro