Projeto que combina ações de iniciação esportiva e de inclusão social, a Escola de Futebol da Universidade Estadual de Montes Claros – Futebol Clube Unimontes (FCU) – disputa neste sábado (20/10), às 16h30, a final do Torneio Toninho Rebello/2018. O adversário é a tradicional Associação Atlética Cassimiro de Abreu, pela categoria Sub-15 (Infantil). O ingresso é solidário: a doação de um quilo de alimento não perecível.

Esta é a 20ª edição do torneio, que recebe o nome do ex-prefeito de Montes Claros na década de 80, Antônio Lafetá Rebello. O time da Unimontes chega à decisão com uma campanha invicta, com 15 gols marcados e apenas quatro sofridos em cinco jogos. Talisson e Jean são os artilheiros da equipe com quatro gols cada.

Técnico e coordenador do projeto, o professor Alexandre Caribé vive com os atletas a expectativa do primeiro título de expressão com o projeto. Em 2018, o FC Unimontes já levantou uma taça (Torneio “135”), mas na modalidade de futebol soçaite.

“Alcançamos o pódio em outras competições tradicionais na cidade, como a Copa José Maria Melo, Copa Minas Brasil e o próprio Torneio Toninho Rebello, mas o título dentro de uma disputa tradicional do futebol de base da cidade seria a primeira vez”, explica o treinador, que já foi vice-campeão e terceiro colocado nas competições citadas.

Segundo ele, a ascensão do projeto é uma consequência natural pela evolução em termos de estrutura, na captação e na formação de atletas, especialmente pelo percentual de jovens que passam pela transição de uma categoria para outra. Dos 25 atletas utilizados no 20º Torneio Toninho Rebello, 18 são oriundos do próprio projeto e fazem parte do grupo base há dois anos.

Na preparação para a final, os jogadores treinam desde a segunda-feira, todos os dias, parte tática, técnica, física e psicológica.

CAMPANHA

1ª fase