O Futebol Clube Unimontes, projeto de escola de futebol da Universidade Estadual de Montes Claros, será ampliado em 2020 com a criação da categoria feminino. O projeto passa pela formação de equipe para competições locais e regionais e para a formação de jogadoras, além de prática de extensão para os cursos de Educação Física e da área da saúde.

A primeira seletiva será neste sábado (7/3), às 15h30, no Centro Esportivo Universitário “Reitor João Valle Maurício”. Os testes são abertos para as meninas a partir dos 15 anos. Cada atleta deverá trazer o material esportivo (chuteira, calção, camisa, meião) . Para quem for maior de idade, será preciso preencher um termo de responsabilidade. Quem tem menos de 18 anos deverá apresentar o atestado médico.

“O futebol feminino deixou de ser apenas uma tendência. Hoje, é uma realidade cada vez mais abrangente e vamos ampliar o projeto não apenas para formar atletas, mas também formar profissionais para atender a este campo de trabalho”, explica o professor Alexandre Caribé, coordenador do FC Unimontes.

As acadêmicas do curso de Educação Física já fazem parte do projeto da Escola de Futebol Unimontes, que será ampliado com as equipes femininas (Divulgação)

Segundo ele, a partir de alunas que já praticam o futebol pelas ligas atléticas acadêmicas ou em campos society da cidade, a demanda para algo permanente associado ao futebol feminino partiu do público interno da Universidade, mas a comunidade em geral também poderá participar.

COMANDO

A identidade feminina será tão forte que a comissão técnica completa será formada somente por mulheres. “Nada mais justo. O curso de Educação Física trabalha a formação profissional para os diversos campos de trabalho e, com o futebol, amplia-se o leque de atuação das acadêmicas em práticas de extensão e de estágio”, acrescenta Caribé, que será o supervisor geral do projeto.

Em 2019, tornou-se definitivamente obrigatório que os clubes brasileiros das principais divisões do futebol tenham um departamento feminino de futebol. “A formação de jogadoras também passa por esta expectativa de formar atletas e dar visibilidade à qualidade das jogadoras de Montes Claros e região”, finaliza o professor.

Seletiva Feminina
Escola FC Unimontes
Data: 7 de março
Local: campo – Centro Esportivo Universitário