Pedagogia Hospitalar completa 15 anos

Peça que abre a Semana Especial da Criança foi encenada na tarde desta segunda-feira, para crianças e acompanhantes (Fotos: Wesley Gonçalves)

Proporcionar alegria, descontração e valorizar a rotina das crianças dentro do Hospital Universidade Clemente de Faria durante o período de tratamento de saúde. Estas são algumas iniciativas da Pedagogia Hospitalar – “Escola Hospitalar Ciranda da Vida”, programa da Unimontes no Hospital Universitário Clemente de Faria, que completa em 15 anos neste ano. Para comemorar esta data, nesta segunda-feira (7/10), a peça “O Jacarezinho Mordedor” abriu a programação especial do HUCF na “Semana da Criança”, que se estenderá até o dia 12/10, com várias atividades para os pequenos internos. A encenação foi no pátio da unidade.

Coordenadora da Escola Hospitalar Ciranda da Vida, Vilma Oneide Dias explica que é possível tornar o ambiente hospitalar mais humano, dinâmico e lúdico para as crianças. “Precisamos valorizá-las em seu dia. Damos continuidade à escolarização, com formação integral e as tratamos como crianças. É importante trazê-las para um momento que se sintam como crianças e não como pacientes”, lembra a coordenadora.

Coordenadora da Escola Ciranda da Vida, Vilma Oneide Dias – Fotos: Wesley Gonçalves / HUCF

Em 15 anos de assistência pedagógica na Pediatria e no Pronto Socorro do HUCF, a Escola Ciranda da Vida já atendeu a mais de 15 mil crianças com idade entre zero e 12 anos, além de acompanhantes, com atividades pedagógicas, brincadeiras, musicalização, dança atividades escolares da grade escolar de origem, além de teatro.

“Nesta Semana da Criança, construímos um espaço de interação entre acadêmicos e voluntários no ambiente hospitalar. Esse trabalho é importante porque valoriza as parcerias que temos, como o projeto Sorriso, AVAHU, JABs, Trilha da Leitura – da Secretaria Municipal de Educação – e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Todos esses parceiros dinamizam o ambiente hospitalar e resgatam a auto-estima da criança hospitalizada”, reforça.

CAMPANHA – Ainda no dia 12, uma equipe de alunos do curso de Fisioterapia, das Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros (FASA), visitará o HUCF para finalizar uma campanha de arrecadação e doação de brinquedos. O projeto é do Grupo Fisioterapia da Alegria e está na segunda edição. A intenção é levar alegria e distração para os pequenos que passam por momentos delicados no Hospital da Unimontes.

Pedagogia Hospitalar – Escola Hospitalar Ciranda da Vida

Atendimento: segunda-feira a sexta-feira

Horário: 7h às 19h

Você pode doar brinquedos, material escolar e até mesmo realizar atividades recreativas com as crianças. Saiba mais (38) 3224-8285